19 março 2010

Inspecção de viaturas não dá para Africanos? (3)


Mais um pouco desta série.
No número anterior procurei sintetizar em sete pontos a argumentação das pessoas que defendem que o nosso país não pode ser regido pelo rigor do Primeiro Mundo no que concerne à inspecção obrigatória das viaturas.
Creio que dois pontos centrais comandam essa argumentação: (1) o mau estado das estradas é da responsabilidade do Estado, que assim contribui (1.1.) para o mau estado das viaturas e (1.2.) para a sinistralidade rodoviária (ponto e subpontos explícitos); (2) o mau estado das viaturas tem também a ver com as dificuldades de vida de muitos automobilistas, é preciso compreender isso, veja-se o caso dos chapas, por exemplo (ponto implícito).
(continua)
Os leitores acham que a argumentação está correcta? Incorrecta?

2 comentários:

Carlos Serra disse...

Por razão ou por razões que ignoro, o blogger recusa-se a publicar o comentário do anónimo abaixo. Tive de o copiar e colar como segue:


"Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Inspecção de viaturas não dá para Africanos? (2)":

Karim,

Concordo plenamente com suas palavras no que respeita ao "sr. RICARDO". Existe uma realidade neste pais que somente ve e vive quem tira os oculos (por sinal escuros)...!

O Xapa 100 é o heroi do povo neste processo todo! Conseguimos alcancar algumas posicoes na vida, é importante saber e respeitar q nem todos conseguem alcançar.

Ricardo,

o que escreve, pergunto se num comicio popular consegueria proferir tais palavras olhando nas caras e olhos de quem estará escutando e sair com alguma moral e sem remorso??

mais nao disse... atento moz!

kavsnipper"

ricardo disse...

Professor...

Vou dispensar os meus comentarios a este cidadao anonimo que pensa com o estomago e nao com o cerebro. Primeiro alimente-se e depois volte ao assunto com mais calma.

Em relacao aos pontos que coloca:

Ponto 1- E responsabilidade do Estado sim senhor.


a) Mas dai surge a questao: Sendo sua responsabilidade como e que a resolveria? Arranjando as estradas e sinalizando-as melhor? E o dinheiro, onde o buscaria? Nos impostos e doadores? E quem e que contribuiria? NOS!!!

Conclusao: NOS PAGAMOS A MESMA!

b) Sendo responsabilidade do Estado. Ele nada fara. Logo, o cidadao tambem nao paga. Logo, no lugar de turismos, iremos importar exclusivamente 4 x 4. Quando as ruas se transforem em crateras lunares. Importam-se caterpillars! E assim sucessivamente, ate que todos optem por parquer os seus carros e andar de burro ou a cavalo. Onde e que se vai parar?! Que cidadania e esta que se recusa a pagar pelo que exige. Que apenas EXIGE, mas quem paga SAO OS OUTROS?

Ponto 2 - Os chapeiros, sao empregados dos donos dos chapas. E os donos dos chapas, NAO SAO POBRES CIDADAOS, salvo algumas excepcoes. Na minha experiencia quotidiana, encontrei dentre os varios proprietarios de chapas em Maputo, um medido egipcio, um consultor informatico que recebia 60.000 libras esterlinas/semestre e tantos outros. Tao "pobres" que eles eram...Agora eu avancei um topico importante que ninguem ainda rebateu: as concessionarias de veiculos usados, o INAV e ate as alfandegas, em como estes organismos poderiam ser responsabilizados pela Inspeccao pos-desembarque das condicoes tecnicas das viaturas importadas, ainda no cais. Assim, matava-se o mal pela raiz.