14 março 2010

Ismael Mussá, secretário-geral do MDM

Um jornalista acaba de me informar directamente de Quelimane que Ismael Mussá foi há momentos eleito secretário-geral do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), no decorrer dos trabalhos do Conselho Nacional do partido.
Adenda às 20:21: o citado jornalista acaba de me comunicar que o ex-deputado da Renamo, Luís Boavida, é agora membro da nova Comissão Política do MDM.
Adenda 2 às 21:04: do referido jornalista, recebi a composição da nova Comissão Política do MDM: Agostinho Ussore, Lutero Simango, Alcinda da Conceição, Abdul Raimo Satar, Horácio Lobo, José M. Domingos, Domingos Chale, Albano Caridge e Luís Boavida. O jornalista acrescentou que muitos colegas seus têm estado a seguir a reunião do MDM.

33 comentários:

Abdul Karim disse...

Parabens Ismael Mussa.


Este MDM nao 'e pra brincadeira.

Viriato Dias disse...

Vamos lá ver se com o SG o MDM consegue atingir outros patamares do que já pode aqui demonstrar.

Tenho fé nas qualidades de Ismael Mussa, um homem com uma verticalidade reconhecida, intelectual, honesto e profissional.

Vai encontrar muitas dificuldades. Mas deve estar preparado para superá-las. Foi uma escolha feliz. Tem é que ter cuidado com os escumalhas que dentro do partido vao querer fazer-lhe vida negra. A cor, muitas das vezes ignorada pelo meus pares, pode lhe ser desfavorável, mas acredito plenamente nas capacidades de Mussa para superar estas mentes mediocres.

Zicomo

ricardo disse...

Eu espero para ver se este novo Ismael Mussa, nao e o mesmo que convenceu o Reitor Mazula a nos escorracar das residencias universitarias da UEM em 1996, com apoio da PRM, sob, dentre varias acusacoes, ser um "antro da oposicao...". Dentre a leva de desterrados, estava o seu par, Luis Boavida, que nunca mais concluiu o seu curso de Medicina, pois ficou-se pelo Sexto Ano. Que seja sim, um outro Ismael Mussa, bastante diferente daquele que intimidou os estudantes-internos da UEM, no mesmo ano, a "boicotarem", uma palestra da AEU, com os deputados da AR onde pretendiamos expor a nossa visao sobre os problemas da UEM, que o futuro acabou nos confirmando estrondosamente. Em que apareceram deputados dos partidos la representados, com excepcao da bancada da Frelimo. Se o Dr. Maximo Dias ler este blog, certamente vai-se lembrar de nos ter dito "...voces estudantes quiseram gozar connosco!...".


Pois bem, assim seja, espero eu. E muitos outros tambem, que, como eu, vimos as nossas vidas academicas prejudicadas por este homem, por defender "against all odds" ideais que ele HOJE diz incondicionalmente defender.

As voltas que o mundo da...

Por isso e que deixei de gostar de partidos politicos.

aminhavozz disse...

Alguém tinha que ser eleito SG...

Abdul Karim disse...

Nao conheco pessoalmente Ismael Mussa, mas sempre que vi, pareceu-me uma pessoa dedicada a causa que defende.

Vamos ver, para mim com beneficio da duvida.

Ser SG do MDM, 'e Honroso. da Prestigio, afinal 'e sempre o MDM. mas tambem exige mais.

Por Um Mocambique Para Todos.

Basilio Muhate disse...

Hegemonia total do Distrito de Buzi no MDM

umBhalane disse...

Sim!, alguém, mas não se constatava falta de "alguéns", também.

Sr. Ricardo, muito obrigado pelo seu testemunho, na 1ª pessoa.
É bom conhecermos bem o perfil, e passado, dos actuais responsáveis políticos do MDM.

Fez muito bem, e bem haja.

Agora, para a frente é que é o caminho.

Só que está, agora, mais "sinalizado".

Abdul Karim disse...

Parabens 'a equipe da Comissao Politica.

MDM joga forte.

Viriato Dias disse...

Óh Ricardo,

Não chore. Agora o que não percebi mesmo foi o facto do MDM apostar no mesmo cavalo de batalha que não serviram na RENAMO. Ussore é um deles. Será que no MDM farão a diferença? Não sei, a ver vamos.

Ora, sobre o seu choro, caro Ricardo, lembrei-me do professor Mataruca que me dizia a seguinte frase: "toda a carne que está na assadeira deve pingar". Tinha que haver vítimas. A vida é mesmo assim.

Zicomo

Reflectindo disse...

Para responder ao meu amigo Basílio Muhate

Hegemonia total do Sul no governo da Frelimo. Lembre-se dos três poderes.

Caro Viriato,

Nãos achas que é bom compreendermos a narracão de quem tenha sido vítima, mesmo que esse seja nosso. Se não fazemos isso somos arrogantes, penso eu.

Fijamo disse...

Ilustres,

Escolha acertada de Ismael Mussa!

Todos temos um passado,,,, Caminho para frente,

NB:. Abracos ao Viriato la para as bandas da terra do Camoes

Basilio Muhate disse...

Reflectindo e demais.

Concluí que ha um Partido do Sul e outro Partido do Buzi...isto confirma que Ismael Mussa é do Buzi.
Estranho mesmo foi um membro senior da Renamo (Boavida) transformar-se em tempo record num membro da comissão política do MDM.
Outro fenómeno interessante foi a distribuição dos participantes do mdm por provincia nesta reunião eleitoral. Só Sofala e Zambezia eram suficientes para eleger Mussa e Boavida.

curiosa também foi a ausencia de Maria Moreno nesta Reunião, mesmo sendo candidata ao cargo de SG (Niassa não tem força?).


desejos de sucessos aos eleitos...

Unknown disse...

FRELIMO É DOS MOÇAMBICANOS E UNIDADE NACIONAL É A SUA ABSEÇÃO. SÓ O RETO É FALÁCIA. (Não estou a dizer que não haja erros )!

Nipiode disse...

I.Mussá seria optimo na qualidade de assessor politico do MDM. Se a sua função é de organizar o seu partido e colocar a maquina a funcionar, tudo bem. Fazer politica para quen precisa de passar a mensagem para o interior, não sei. Agora trazer para o interior politicos de outros partidos, tudo depende do que vão fazer. Sendo o MDM incluso, tudo bem, mas há que colocar algumas reticencias.Cada um ao seu nível para que os estragos nao sejam de grandes proporçoes. Agora isto do Buzi, ou meus amigos, o importante é descentralizar o poder, suas influências, lobys, e até mesmo a língua materna. A língua é poder... os moçambicanos ndaus e os moçambicanos changanas que se entendam quando estiverem a dividir. Pois é,pois é...
É ou não?

ricardo disse...

MDC-M (MDM) e MDC-T (Renamo), revisitados ao contrario...

O resto estou proibido de falar. Fica so entre amigos...

BMatsombe disse...

Uns so conseguem ver a cor tribal das camisas, enquanto outros só conseguem suportar um partido metendo-se a comparacoes do diabo. Que deserto.

Reflectindo disse...

Caro Chacate

Há partidos em Mocambique que não sejam dos mocambicanos (nem que tenham os seus erros)?

Viriato Dias disse...

Temos que aprender a amar Moçambique, com o sem MDM. O país deve estar em primeiro lugar. Alguns dos meus pares, vivem e respiram o ódio, muita das vezes por questões pessoais.

O nosso defeito é a crítica barata. Não sabemos fazer outra. Somos da NEGAÇÃO, tudo é NÃO.

O MDM sozinho não vai fazer patavina. É preciso que toda a oposição, em bloco, desafie em uma só voz a Frelimo. Caso contrário, continuaremos a enchar um tambor furado.

O MDM precisa de intelectuais, como a Frelimo, e o país precisa de todos nós. Convido aos meus chamuales a debitarem ideias construtivas e não a caçar defeitos. Concordo com um e outro reparo mas não fazer disso uma agenda do dia.

Termino e Zicomo

Anónimo disse...

Quando soube que o Ismael Mussa havia sido indicado para o cargo imaginei que a seguir viria alguem do partidao encontrar e mostrar defeitos: tribalismo, racismo, etc, etc. Se o mesmo Ismail tivesse sido indicado para o mesmo cargo no partidao estaria cheio de virtudes e teria sido uma escolha inquestionavel...

Unknown disse...

Caro Reflectindo,

o Basílio só fez eco ao que muitos tem vindo a propalarem.

Indo à sua questão, não. Por isso não faz sentido regionalizar-los

ricardo disse...

O Analfabeto Político (Bertold Brecht)

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão asno que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo

Dixit

ricardo disse...

Faltou isto:

...e lacaio
Das empresas nacionais e multinacionais.

Magister Dixit

Reflectindo disse...

Caro Chacate, Basílio e todos outros,

Obrigado pela resposta, porém, confesso-te que não sei onde se propala sobre um só partido. É que se fala de todos os partidos sobre o problema que se levanta. Não será um facto? Eu penso que é, e, não só como um problema de partidos políticos moçambicanos, mas como da maioria dos partidos políticos africanos, sem excluir que o mesmo acontece noutras partes do mundo. Infelizmente, por qualquer razão não começámos ainda a discutir sobre este problema. O que mais sabemos é atirar pedras contra os outros, talvez como forma de provocarmos um debate. Acredito que muitos observam o problema nos seus próprios partidos, mas por medo de qualquer coisa, não debatem lá dentro. Tenho referenciado este link aqui “Political Parties in Africa: Challenges for Sustained Multiparty Democracy - Africa Regional Report Based on research and dialogue with political parties”. Na minha opinião, este documento devia ser discutido nos partidos políticos para que comecem as correcções internamente.

Ora, tenho dito atenção sobre as propostas de alguns, por exemplo decentralização como solução. Mas será? Será que as pessoas nas províncias, distritos, localidades são homogêneas? São todas da mesma família? Para quem já ficou lá e observou com atenção, viu que os problemas existem também lá e as vezes duma forma mais grosseira que ao nível nacional. Governadores, administradores, directores provinciais, distritais que promovem seus conterrâneos, amigos, etc, etc. Segundo a minha opinião, tudo perdeu controle na segunda metade da década 80 e penso que confundiu-se com economia de mercado... No ano passado, foi acusado um presidente dum dos municípios da minha província, Nampula, em ter buscado seu conterrâneo num outro distrito para seu vereador. Um outro distrito, mesmo em Nampula, teve um problema idêntico que foi apresentado ao Presidente da República quando por lá passou.

Portanto, se achamos que isto é problema, que tratemo-lo com franqueza como um problema nacional e não do MDM, Frelimo, Fumo etc. Eu pessoalmente considero problema. Digamos por onde podemos começá-lo.

Unknown disse...

Preocupação legítima Reflectindo, de facto falta fraquenza nos moçambicanos. Alias, no meu blog publiquei um texto do Samuel Chacate que com o título "ao sézar o que é do sézar", o mesmo fala de questões semelhantes ao nível local, penso que já é tempo de procurar debater com seriedade.

Por exemplo a FRELIMO pode ainda não ter levado isto ao debate público mas já tem acções tedentes a isso veja como são colocados os dirigentes superiores do estado ao nível Provincial e distrital.

No entanto urge um debate público que aprofunde esse problema que é de todos nós.

Ismael Mussa disse...

Boa noite a todos. Acabei de regressar de uma visita que levou-me a percorrer os distritos de alto molocue, gurue, ile, mocuba, namacurra, nicoadala e os bairros da cidade de Quelimane e so hoje e que acedi a esta pagina e li os comentarios aqui postados.
1. Agradeco a todos pelos comentarios e conselhos que formulam em prol de um mocambique para todos e de um moc ambique melhor.

2.Infelizmente gostaria de lamentar pela desonestidade intelectual do Ricardo por estar aqui a reproduzir uma grosseira mentira. Regressei do Brasil em dezembro de 1994 e comecei a trabalhar no Ministerio da Coordenacao da Accao Social ate junho de 1996. Entretanto, em 20 de maio de 1996 estoira uma greve na UEM e fui convidado a solicitar a minha transferencia para a UEM para ir trabalhar na Direccao dos Servicos Sociais exactamente para ajudar na melhoria dos servicos ate entao prestados pela Direccao dos Servicos Sociais da UEM.

3. Portanto nunca poderia ter tido algum protagonismo na expulsao dos estudantes porque nem sequer fazia parte do elenco directivo. Entrei para a Direccao como tecnico logo apos a greve e fui nomeado director-adjunto em janeiro de 1997e Director em 1998.

4.Durante o meu mandato que sofreu uma interrupcao em marco de 2001( por ter ido continuar com os estudos) e o meu segundo mandato de 2003 a fevereiro de 2005( exonerado por ter sido eleito deputado pela RENAMO) nunca houve greve na UEM.
5. A greve na UEM so veio a ocorrer meses depois de eu ter sido eleito deputado e exonerado das funcoes de Director. Este facto foi muito publicitado porque nessa altura eu e o Dr. Namburetye ate chegamos a ser acusados pela direccao da UEM e pelo entao ministro da educacao de sermos os mentores da greve, acusacao infundada e que acabou por ser ignorada por toda a gente.

6. Espanta-me a informacao que o Ricardo vem espalhar de forma desonesta por aqui. Seria bom que o mesmo conversasse com os estudantes dessa epoca para esclarecer eventuais duvidas: Joao Pereira- Director do MASC , Salvador Cadete- Cooperacao Suica, Dionisio Camba-Cooperacao Suica, Eliseu de Sousa-Advogado, Antonio Chuva-Presidente do Tribunal Aduaneiro-zona centro, Eusebio Maceta- Centro da Malaria da Manhica, Eduardo Munhequete-medico, etc que poderao testemunhar a minha passagem pela Direccao dos Servicos Sociais da UEM pois foram estudantes bolseiros nessa epoca.

Por fim nao acho correcto inventarmos falsidades para contestarmos alguem. Sejamos honestos e sinceros nas nossas abordagens dando a cara e falando a verdade ao inves de usarmos o anonimato para atingir fins obscuros. Ismael Mussa.

Basilio Muhate disse...

Senhor SG do MDM
Ismael Mussa

Agradeco os esclarecimentos sobre a sua eventual participação na greve dos estudantes, no entanto, há muitas questões de fundo que continuam sem resposta, e a minha expectativa era de ter de si um comentário mais profundo sobre o seu Partido e a sua inserçãqo na sociedade.

Os factos curiosos que levantei em relação ao facto de o Presidente do MDM, Daviz Simango, ser natural da Beira; o Secretario-Geral - Ismael Mussa, ser natural da Beira; O chefe da bancada - Lutero Simango, irmão Daviz Simango, também ser natural da Beira.

Figuras de proa como a Zaida Mussa, esposa do SG ser membro do conselho fiscal do MDM; Eduardo Elias, tio do Daviz Simango e membro do conselho fiscal do MDM.

Pode ser até que a génese seja num grupo de familiares e amigos e pessoas próximas, mas qual é a relação entre a estrutura dos órgãos do MDM e o seu slogan "Moçambique para todos" ?

Porque é que Maria Moreno, potencial candidata a SG e natural de Niassa, não tem espaço nos órgãos do MDM e Luis Boavida vem da fora e entra imediatamente para o centro das decisões ? A Comissão Política tem apenas uma mulher e nenhum jovem ! Qual era o objecto do discurso sobre a juventude usado pelo MDM durante a campanha quando na primeira oportunidade que teve de mexer com os seus órgãos não contemplou esta classe etária?

Porque é que estes órgãos de topo são nomeados e não eleitos democraticamente ?

São questões que me interessa ver o SG Mussa a discutir por aqui. A greve na UEM é um assunto demasiadamente ultrapassado e mesquinho comparativamente à génese da Unidade Nacional no seio das formações políticas em Moçambique.

Um slogan não pode ser massacrado dessa maneira !

Anónimo disse...

Senhor Basílio Muhate,
Afinal estavas a mentir só pra tentar denegrir a imagem do Ismael Mussá??? Levaste um grande K.O.
E desde já, o Dr Serra devia eliminar todos os comentários de autores sabidamente MENTIROSOS E DE MÁ FÉ como esse Basílio Muhate!
Essa de "naturalidades" é conversa fiada típica duma boca que queria morder e de repente se viu desdentada...conta outra...aponte incompetências onde as achares se quiseres atacar o MDM.
Pedro Vítor

aminhavozz disse...

Caro Victor,

Ainda bem que o prof Serra nao criou o blog pra satisfazer as tuas vontades.
O Mussa que responda a preocupacao do Basilio (ja que se mostrou preocupado em esclarecer publicamente algumas duvidas em torno da lideranca do MDM). A preocupacao do Basilio nao eh so dele, acredite...

BMatsombe disse...

Pois claro que nao é, as vozes frelos existem para tentar bloquear livre expressao, com questoes claramente provocatorias, de gente preocupada com o crescimento politico dos outros. vamos la ver a sequencia...

Anónimo disse...

temos que perceber uma coisinha: a pretexto de perguntas e dialogo, certa gente apenas quer provocar e desgastar, a tecnica é mais velha que os dinossauros.
CFumo

Basilio Muhate disse...

Senhor Pedro Vitor

Não menti,disse aquilo que sabia, e ainda bem que Ismael Mussa é um indivíduo suficientemente culta e com alto sentido de Estado, consciente que, sendo figura pública, e sendo um representante dos eleitores Moçambicanos, vem a público satisfazer as questões que lhe são colocadas.

Ninguem denigriu a imagem de ninguem por trocar a sua naturalidade ou por ter uma informação errada, por isso é que há espaço para que as pessoas esclareçam.

O Dr Serra tem a prerrogativa de moderar os comentários e penso que tem o feito da melhor maneira possivel, mantendo o debate a um nível aceitável. Compreendo que nem tudo tenha que ser aprovado, essa experiência aprendi no MocambiqueOnline, fórum que modero também nos mesmos moldes.

Eu preocupo-me com a Unidade Nacional, por isso questiono questões de "naturalidade" ou originalidade numa formação política. Aceite que tenho dificuldades de perceber como é que se faz a ligação entre o Slogan "Moçambique para todos" e a estrutura de direcção de um partido de âmbito nacional que na sua direcção só tem cidadãos naturais de um ou dois distritos de uma única província de um país com 11 províncias e 128 distritos.

O SG Mussa virá esclarecer estas questões, acredito que o fará ... Estas questões só podem desgastar a quem não sabe porque está na política em Moçambique e não tem uma linha ideológica clara. Não vejo desgaste nenhum aqui ....é um debate de ideologias partidárias apenas...

Reflectindo disse...

Aconselho o uso de uma linguagem responsável, sobretudo, se se fala em defesa de um partido.

Um abraco

RAUL NOVINTE- KEEPING THE DREAMS AND GOD´S VISION ALIVE) disse...

Gotaria de saber omo é possível que o Lutero Simango seja membro da Comissão Política se é Presidente do PCN?