16 outubro 2008

O que se deve fazer a um ladrão? (respostas de crianças do ensino primário)



Para vossa reflexão, continuo a dar-vos conta de redacções feitas por crianças de escolas primárias, 7. ªclasse, no âmbito de uma pesquisa sobre linchamentos em Moçambique levada a cabo pela Unidade de Diagnóstico Social, sob minha direcção. Essas crianças têem uma Disciplina chamada Educação Moral e Cívica e vivem nos bairros periféricos das cidades de Maputo, Matola, Beira e Nampula. Eis mais dois exemplos, um ilustrado, de redacções feitas numa escola da Matola, o ano passado. Na postagem anterior sobre o mesmo tema, um leitor (com quem conversei há dias na cidade da Beira) escreveu o seguinte: "De facto, "mentes precocemente armadas"! Em todo o caso, tenho vindo a reflectir sobre este problema, desde que falámos, e há uma dúvida enorme que me tem assaltado: são estas crianças, ou são as crianças? Tentei passar em memória, conversas com os meus filhos, hoje já adultos. Lembro-me que as poucas conversas em que divergimos mais fortemente, ãs vezes quase ficámos zangados, tinham a ver com a falta de "relativismo", de tolerância, dos jovens. As minhas crianças, talvez não pendurassem o putativo ladrão na árvore, mas não o deixavam "bem tratado", seguramente! E isto faz-me pensar, relativamente a esta hipótese, se não valeria a pena tentar repetir este exercício num outro contexto, socio-culturalmente diferente, e ver até que ponto as respostas seriam "radicalmente" diferentes."
Clique com o lado esquerdo do rato sobre as imagens para as ampliar.

2 comentários:

Anónimo disse...

os autores sebem que seus trabalhos sao publicados e neste blogo?

Xiluva/SARA disse...

Devemos todos nós pais reflectir sobre isto, tem de haver muita reflexão nas escolas, se calhar temos de pensar também na educação Moral e nos seus conteúdos.