

Se este blogue lhe diz algo, se acha que ele é socialmente útil, então dê-lhe um voto neste concurso internacional que hoje começou aqui. Muito obrigado.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.


"O ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera, garantiu, esta semana, em Namaacha, que todas as cidades e vilas municipais terão representantes do Estado até ao final do ano. Anotou que, a julgar pela experiência das sete cidades onde tais figuras já foram nomeadas, não haverá conflitos de qualquer espécie com os órgãos municipais."
"Bem, então vou nisso, arranjem três milhões e cozinhem 150 bois e carneiros. Quantos mais, melhor, que assim eu também aproveito" (mestre Ubu, in "Mestre Ubu" de Alfred Jarry)

"Os megaprojectos são necessários, mas têm os seus inconvenientes. Na zona junto à Mozal não há rolas, por causa da poluição ambiental. Por acaso há um centro de saúde bom; há uma escola boa, cujas infra-estruturas foram feitas pela Mozal, como forma de compensar o mal que aquela indústria produz. Não foi em vão que a fábrica foi transferida de Durban, para Moçambique. A fábrica já estava feita e a produzir, mas foi retirada para Moçambique, por quê?" - extracto de uma entrevista dada ao semanário "Magazine" pelo advogado e político Máximo Dias (edição de 29/08/07, p. 4).
A blogosfera amplia-se em Moçambique. Assim, "A voz de Nampula" é um blogue criado em Julho por Raul Novinte, mestrado em Ciências de Administração de Empresas. Parabéns! Mas ó Novinte, atenção que a sua última postagem está repetida três vezes...
Numa escola frequentada por alunos de raça negra na África do Sul, a única estudante de raça branca foi impedida de frequentar uma olimpíada de contabilidade. Responsáveis argumentaram que se tratava de inverter a situação entre os contabilistas encartados sul-africanos, maioritariamente de raça branca. A estudante é filha de um membro do ANC, partido no poder na África do Sul.


O até agora Juiz-Presidente do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, Augusto Paulino (foto à esquerda), é o novo Procurador-Geral da República, substituindo Joaquim Madeira.
Está em grande plano hoje no "Notícias" o já famoso "conflito homem/animal". E com um título dramático: "Animais bravios semearam luto em Mágoè". Com efeito, lá na minha terra e segundo o matutino, "no primeiro semestre deste ano, pelo menos 12 pessoas foram mortas por elefantes e hipopótamos em vários povoados do distrito central de Mágoè, na província de Tete, como resultado de diversos conflitos ocorridos entre o Homem e a fauna bravia principalmente elefantes, hipopótamos e crocodilos."
O "Notícias" de hoje cita um documento do Ministério do Trabalho que anuncia o término da greve dos trabalhadores da Açucareira da Maragra, distrito da Manhiça.
Doze meses após ter sido empossado, o comandante-geral da Polícia, Custódio Pinto, falou finalmente ao "Notícias" sobre a criminalidade. Leia a entrevista aqui.

O governador de Inhambane, Itai Meque, é um homem optimista: afirmou que a província teve em 2006 um crescimento económico de 13.8%. O turismo foi uma das áreas que para esse feito concorreu - defendeu Meque.
"Seja bem vindo ao NICE! MOÇAMBIQUE! NICE! MOÇAMBIQUE é o ponto de encontro para quem procura relacionamentos, namoros, diversão, amizades, romances ou casamentos em Moçambique." - eis, exacta e empaticamente, o que propõe o portal que podeis consultar aqui.
Graduados os primeiros 13 médicos fora de Maputo, são sete mulheres e seis homens. Aconteceu na Universidade Católica de Moçambique (UCM), na Beira. Confira aqui.
Bem em cima da realização dos eleições provinciais e muito próxima do censo das outras eleições que se iniciarão no próximo ano, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) lançou, sexta-feira última, um concurso público para o provimento do cargo de director-geral do STAE, cargo ocupado desde 1999 por António Carrasco.
Permitam-me convidar-vos, amigos bloguistas moçambicanos, a entrarem nos portais que avaliam a qualidade do que editamos. Temos blogues de boa qualidade e creio ser pertinente fazê-los avaliar internacionalmente. Por exemplo, coloquei o meu neste avaliador, aqui. A avaliação começa a 31 do corrente mês.
Um prémio internacional de jornalismo foi atribuído a Wael Abbas, editor-em-chefe do jornal online egípcio Misr Digit@l, pela qualidade do jornalismo praticado e pela coragem em denunciar todos aqueles casos que no seu país ferem a dignidade humana. Eis esta bela voz, de Luzmila Carpio, embaixadora dos andes bolivianos, ícone da cultura incaica, num concerto dada na Suiça.
Temos, então, que José Lopes pôs de pé uma obra colossal.
"A vitória será nossa, se tudo correr dentro da normalidade. Temos condições para isso. Mas é preciso não esquecer que existem forças externas que circundam o futebol e que, por vezes, nos proíbem de ganhar, como são os casos das más arbitragens e dos campos que algumas pessoas fazem questão de não tratá-los devidamente" - Artur Semedo, treinador do Maxaquene, a propósito do jogo que a sua equipa vai efectuar amanhã com o Ferroviário de Nampula, na cidade de Nampula.
Um dos portais da nossa blogosfera reproduz um trabalho do Tribunafax a propósito do que entende ser a sulização da Rádio Moçambique. Todo esse trabalho é uma obra-prima de preocupação social que opera no registo de um produto apocalítico (para usar o termo do Lázaro Mabunda): a alma étnica. Leiam-no.
Enquanto aguardamos a continuidade do texto de José de Sousa Lopes sobre a cultura acústica dos Moçambicanos - e espaço e tempo haverá, claro, para eu o analisar -, creio ser oportuno convidar-vos a ler (1) o artigo do jornalista Lázaro Mabunda sobre quão apocalítico (sic) foi transformar a língua portuguesa em língua oficial e de unidade nacional e (2) a resposta da sua colega Olívia Massango.
Segundo o semanário "Magazine", homens fortemente armados foram vistos na Beira por ocasião do centenário da cidade no dia 20. Abordado pelo jornalista Isaías Natal, o brigadeiro Moisés Lucas Machava, membro do Conselho Nacional da Defesa e Segurança da Renamo, afirmou que a medida teve por objectivo dar paz aos habitantes uma vez que "a PRM já mostrou a sua fraqueza perante a população, sobretudo em Maputo onde foi dominada pelos criminosos" (edição de 22/08/07, p. 5).
Aqui está mais uma dose dos habituais aforismos perversos:



