Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
13 março 2007
314 teses de doutoramento de Moçambicanos e 319 de estrangeiros sobre Moçambique (um trabalho de Paulus Gerdes)
Em Dezembro de 2006, o Professor Paulus Gerdes tinha contabilizado 314 teses de doutoramento elaboradas por Moçambicanos e 319 elaborados por estrangeiros sobre Moçambique. Na apresentação do livro com a foto da capa em epígrafe, o autor afirmou que o quadro podia não estar completo.
Mas é um bom avanço, na terra de Eduardo Mondlane (foto do lado direito), cuja tese data de 196o, seguindo-se-lhe a de Gordhanbhi Patel (1964) e a de Filipe Couto, reitor da Universidade Eduardo Mondlane, em 1971.
Parabéns, Professor, pelo excelente trabalho!
_______________________
Creio que há uma tese anterior à de Mondlane, a de Kamba Simango, nos anos 20, sobre literatura ou linguística, irei verificar isso mais tarde. Adenda às 15.00 horas: afinal Simango não se doutorou. Na Universidade de Colúmbia nos Estados Unidos obteve o grau de bacharel em ciência (B.Sc) na década de 20 - vide Andrade, Mário Pinto de, Proto-nacionalismo em Moçambique. Um estudo de caso: Kamba Simango (c. 1890/1967), in Arquivo (Boletim Semestral do Arquivo Histórico de Moçambique (1989), p. 134.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário