20 dezembro 2009

Eles

Cidade de Maputo, noite iniciada, passam em carros invariavelmente de luxo, em seu combate pela riqueza absoluta, suas almas roncam vigorosamente, são muito jovens, são muitos, a sua raça é a de um juventude amarrada ao futuro, sempre chuingando, com os cds e dvds no máximo das torres. Miro-os, apalpo visualmente esta gente visivelmente despreocupada de riscos e perigos, olham com insolência e convicção, muitos usam óculos de lentes escuras apesar de ser noite. São vencedores. São uma nova espécie humana. Terei um dia de os analisar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal quem é patrão? estamos a patronizarmo-nos, é a "cultura do Patrão" que só assim parecemos ser alguem mesmo quando somos ninguem.

Anónimo disse...

Por coincidencia, na noite do ultimo sabado, ao passar pela zona da antiga Ceres, na Matola, deparei-me com um grupo de jovens que faziam gincana de automoveis, modificados para aquele tipo de manobras. Surpreendeu-me a ausencia policial no local, ou seja, fiquei no local mais de 45 minutos, e nem uma unidade policial passou. Pelo aspecto dos jovens que se encontravam no local, duvidas nao restam que ali havia droga, alcool e armas (fogo e brancas). A primeira nocao que passou-me, foi que devido ao poderio economico dos jovens, terem (a boa maneira mocambicana) afastado a policia daquela zona. Senao, se aquela actividade fosse autorizada pelas autoridades, deveria existir unidades de proteccao, devido ao risco da mesma. Sai muito triste do local, pois, pelo cheiro de pneus chiados, deu para perceber que os mesmos nao estao preoucupados com o custo de acessorio de veiculos. E assim vai a nossa juventude.

ricardo disse...

Apresenta-se...

Geração Verão Amarelo, com pitadas de Ishh Yowè.

O Primeiro brinquedo que ganharam quando sairam do berço foi um video-game de F1.

E quando atingiram a puberdade. Um automóvel de 8 cilindros em V.

Enquanto na Finlândia, os locais têm a tradição de oferecer um LIVRO a um recém-nascido, para habituá-lo ao manuseio, para depois se iniciarem na leitura.

E com este hábito saudável, a Finlândia, um país pobre à 60 anos atrás, conseguiu inventar a NOKIA!

Porque quem não lê, não consegue aprender a entender. E quem não entende, nunca irá para frente.

Nós, por exemplo, oferecemos ilusões aos nossos filhos. Eis o resultado.