O sociólogo belga François Houtart, 84 anos, autor de uma vasta obra, esteve em Maputo tal como referi e ontem aceitou dar uma aula na minha Cadeira de Metodologia de Investigação na Faculdade de Letras e Ciências Sociais. Foi um prazer para todos nós, estudantes e professores, mas também para ele. Obrigado, François.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Posso dizer que foi pena não ter estado presente. Fica para uma próxima oportunidade.
Abraços
Foi com imenso prazer que participei na aula dada pelo professor François Houtart, ele falou nos sobre metodologia, sobre as suas áreas de interesse (no que se refere a pesquisa). Deixou um conselho aos futuros pesquisadores que é " ser mas seguro possível na adequação dos instrumentos e na lógica da pesquisa". Acredito que soubemos aproveitar a oportunidade que nos foi dada pelo nosso professor Serra, por isso passo desde ja a dizer obrigada, foi uma aula muito proveitosa.
Enviar um comentário