12 setembro 2009

Sobre os 20 países mais pobres do mundo 2009



Confira em português a sinopse dos 20 países mais pobres do mundo aqui e o relatório em inglês aqui. Confira também o MDG Monitor, aqui. Finalmente: para os 20 países mais ricos do mundo, aqui.
Adenda: é sempre um problema - entre vários - considerar um país por inteiro como pobre excluindo quem nele não é necessáriamente pobre. Mas há ainda um problema em meu entender mais complicado: o de saber se é possível eliminar a pobreza mantendo intactas as relações sociais no interior das quais ela é produzida e reproduzida. Em meu entender, não é possível. Qual a opinião do leitor?

3 comentários:

Abdul Karim disse...

Professor,

Nao so nao 'e POSSIVEL, como JA NEM 'e SUSTENTAVEL.

se considerarmos o nivel de injustica social e ainda consideramos o efeito crecente da mesma em funcao a politica EXCLUSIVA adotada pelo REGIME DA FRELIMO,
poderemos estar perante uma decisao de VIDA OU MORTE para MILHOES DE MOCAMBICANOS que nao tem o que COMER, VESTIR, nem tratar-se de HIV que vai propagando-se a uma velocidade IMPRESSIONANTE.

A esperanca de vida 'e baixa.

entao?? DEIXAMOS ASSIM ou MUDAMOS???

se a FRELIMO nao concorda, entao que nao venha depois dizer que nao se tentou CONVERSAR.

Ha de entender pelas consequencias,

e espero que a FRELIMO tenha a capacidade ou lucidez de entender as minhas palavras como ADVERTENCIA muito POSITIVA.

Vamos MUDAR passificamente, SEM STRESS.

Viriato Dias disse...

Pobre é cada vez mais o povo, rico são os nossos dirigentes. Penso que devia haver um novo critério para avaliar o fenómeno pobreza, porque internamente temos estado a ver casos de ricos cada vez mais ricos, provalvemente os mais ricos da região, exceptuando o caso da RAS estejam em Moçambique. O pior é que nem eu consigo ficar rico vendendo patos, talvez o melhor é mudar de negócios, vou ver se vende bananas.

Um abraço

Anónimo disse...

"Ninguém deve se sentir rico vivendo ao lado de vizinhos pobres" - alguém disse isto. Não concordo com muito da sua visão de desenvolvimento - mas concordei com estas palavras.
Notemos que a palavra pobreza está saindo da retórica e sendo substituída pela palavra desenvolvimento - o que isto significa? Vamos fingir que estamos a desenvolver quando metade da população vive em privações severas de saúde, nutrição, educação, informação, habitação condigna, acesso a água e saneamento adequado e outros serviços? Reflectimos no Moçambique que pretendemos!!!!
Penso que não é possível falar de uma política de contenção fiscal usando helicópteros alugados fora do país para visitar a população - como se isso não fosse possível com recursos a outros meios. Os erros são muitos - e o uso de bens e meios de luxo pelos governantes é um deles. Imensas Desculpas pelo baralho. heidyr