15 setembro 2009

Medo e catarse na Beira: assalto à casa de um suposto raptor de crianças

O "Notícias" de hoje descreve o fenómeno aqui. Entretanto, um leitor deste diário mandou-me hoje um email assim: "Boa tarde, professor! Espero que esteja tudo bem consigo! Mais uma vez, cá estou eu! Não vou falar da Campanha Eleitoral mas dum fenómeno que me fez lembrar o seu "Cólera e Catarse". O facto decorreu na Manga, arredores da cidade da Beira, onde me encontro neste momento desde há já 2 meses e meio. Quando cheguei cá, ouvi muito falar de um tal de "Boss Candinho" - um suposto raptor de crianças; alguns dizem de adultos também. "Suposto" digo eu pois, por cá, as pessoas falam dele como sendo um verdadeiro raptor, apesar de nunca ninguém ter me apresentado provas...Espero, brevemente, dar-lhe detalhes ou, pelo menos, circunstâncias sobre o acontecimento." E eis o vídeo que me enviou:

Adenda: aqui está mais um fenómeno de medo, suspeita e catarse colectiva que importa analisar. Este diário tem muitos exemplos.

2 comentários:

Paula Araujo disse...

É necessário por cobro a esta violência. Mais um linchamento, mais suspeitas sem provas, medos vulgarizados por boatos.
Paula Araujo

Anónimo disse...

Isto só prova que não temos uma Polícia de Investigação Criminal efectiva! Se todos falam do "Boss" como raptor de crianças e até de adultos - a polícia ficou a espera deste triste episódio?
Alguém tem estatísticas que revelam linchamentos a pessoas inocentes (à acusação!!!)? Penso que seria importante para fundamentar a análise. Heidyr