25 setembro 2009

O que faz de Moçambique, Moçambique?

O antropólogo brasileiro Roberto DaMatta tem um livrinho fascinante com o título "O que faz o Brasil, Brasil?" A apresentação do livro tem o seguinte: "Múltiplo e rico, o Brasil é o país do carnaval e do feijão com arroz: da mistura e da fantasia. Mas também do jeitinho que dribla a lei e da hierarquia velada pela cordialidade. Somos brasileiros na devoção e no sincretismo, no culto à ordem e na malandragem, no trabalho duro e na preguiça" (Rio de Janeiro: ROCCO, 1986). As definições identitárias ancoradas no presente do indicativo, na abolição das diferenças sociais e na síntese são sempre um problema, deixam muito movimento e muitos fenómenos na penumbra. Mas o que acabei de reproduzir parece-me interessante. A pergunta: será possível produzir uma definição de Moçambique e dos Moçambicanos? O que é Moçambique? O que são Moçambicanos? Somos - para usar palavras uma vez mais da apresentação do livro em epígrafe - um estilo, uma maneira particular de construir a realidade? Alguém quer propor uma resposta?
Adenda: espero propor-vos, brevemente, a minha definição, numa série. É só aguardar.

2 comentários:

Abdul Karim disse...

talvez somos um povo vivendo na duvida,
sem saber muito bem o porque de tantas tristezas,

somos tambem humildes, pois acreditamos que os nossos nos querem bem, ainda que nao saibamos defenir muito bem, o tal do bem.

os nossos sonhos se resumem a sermos saudaveis, e com o humilde sorriso mostramos ao mundo que ainda que pobres, vivemos.

uma esmolinha aqui e outra acola para os nossos chefes vestirem -se a burgueses, enquando nos vivemos das promessas deles.

o nosso amanhecer 'e a vontade do chefe divino, pois quando ele esta zangado, o nosso sol nao sai, comida fica dificil, o chefe diz que nao chega para todos, ainda assim conseguimos viver e sorrir.

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo comentário.