16 setembro 2009

Nova greve na Companhia de Sena


A Rádio Moçambique reportou dois feridos - baleados pela polícia - em nova greve na Companhia de Sena, Marromeu (noticiário das 17 horas). Ontem, a companhia deu a conhecer um novo reajuste salarial, tal como se pode ver na imagem, reproduzida daqui. Entretanto, uma outra fonte disse-me há momentos que "há greve no campo, desta vez são os homens de preparação de terra, adubadores, sachadores, tractoristas, etc., a reivindicarem melhorias salariais. A fábrica está prestes a parar. Já não há cana. Quatro feridos, ambulância com vidro quebrados, uma moto estragada e há rumores de que há uma equipa de intervenção rápida a caminho de Marromeu". Clique com o lado esquerdo do rato na imagem para a ampliar.
Adenda às 20:14: a Rádio Moçambique reportou trata-se de uma "greve ilegal" (noticiário das 19:30). O baleamento dos trabalhadores mostra que não foram usadas balas de borracha. E confirma-se que vai a caminho de Marromeu uma força policial de choque.

7 comentários:

umBhalane disse...

"há uma equipa de intervenção rápida a caminho de Marromeu".

Então o sagrado direito dos trabalhadores à greve?

Repressão armada sobre trabalhadores?

Protecção de latifundiários capitalistas exploradores do Povo?

Bla, bla, bla...

Quem os viu, quem os vê?

Abdul Karim disse...

a frelimo demora a perceber...

Reflectindo disse...

Quanto ao direito à greve, às manifestacões muita coisa podemos perguntar e sobretudo a quem detém o poder. USUFRUIR OU NÃO ESSE DIREITO CONSTITUCIONAL?

Quem, na história, esmaga manifestacões?

Chauque disse...

SERA QUE HA ESTATISTICAs DOS TRABALHADORES MORTOS PELA POLICIA, NAS MANIFESTACOES GREVISTAS E REVINDICATIVAS DOS SEUS DIREITOS?

o que diz a OTM? SERA QUE A OTM TEM ESTATISTICAS DE QUANTOS MEMBROS SEUS MORTOS NA LUTA PELOS SEUS DIREITOS??? mas porque a PRM atira para matar em manifestantes indefesos?

sera que a policia xta preparada para conter manifestaçoes sem matar??? claro que nao!lembremos o 5 de Fevereiro?

nao acridito kuando vejo manifestantes e a Policia a EXFREGAREM-SE DE BARRIGA COM A POLICIA NA EUROPA, LOGO DIGO A MINHA ESPOSA: AKI EM MOÇAMBIQUE A POLICIA TERIA MORTO TODOS,ate kuando?

a policia a matar o zé povao,esquecendo que o policia é o pau mandado, tambem é o zé povao

E VIVA O CAPTALISMO SELVAGEM, K SE MATE HOMENS EM DEFESA DO CAPTALISMO QUE MAL PAGA QUEM FAZ O TACO(XO)

Xicoxa disse...

Esse foi o reajuste salarial?


Ainda estamos longe.......

Anónimo disse...

100mt de aumento hmmm... o que muda?...

1 dos baleado nao é trabalhador da empresa (1 inocente).

onde estao balas de boracha/lacrmogeneo? alêm de akm...

Nipiode disse...

Pela informação que vai chegando da campanha eleitoral, parece-me que a juventude começa a tomar conta.O caso de Sena é o exemplo. Sem compromissos,moldada longe do rigor revolucionário de 1975, está aí para dizer e fazer questão de contestar mesmo que a obrigue a usar a força, para fazer valer a força da razão.
Já dizia o falecido deputado Dr. Alone que o actual PR estava a criar condições para incendiar o país...
Tá ou não tá?
O pessoal é outro, outra fibra, sabem mais o que se passa lá fora e não vão nas falinhas já gastas.
No debate da nação da STV,o último, o partido de todos os moçambicanos estava em peso...curioso é que a idade média dos oito intervenientes não era menos de 45 anos.
Altos aros, super anéis, relógios reluzentes, fatos à maneira, é pá, na alta os manos.
Aí se Samora estivesse vivo....
Uma arrogancia incrível, principalmente quando defendiam o indefensável. A LEI é logo chamada para argumentar. Os manos têm que deixar os lugares para nós os jovens de modo a dar uma volta e rejuvenescer o Partido, coloca-lo no caminho da modernidade. Uma dinâmica onde o seu Presidente está aberto a um debate público frente a outros candidatos presidenciais. Isso é o que malta jovem grama, delira, desafios, conquistas, próprio da idade,,,,agora estes nossos kotas ficam logo irritados quando são contrariados.Não têm estaleca, já tiveram.É pá, se não derem lugar ao pessoal vão para a oposição e depois não nos peçam para virar as coisas...aí vai ser preciso muito, muito e muito trabalho e anos no deserto.Estou certo ou errado?