15 setembro 2009

(5) 15/09/09

Importa que nasçam e se consolidem em Moçambique pesquisas sobre textos produzidos para campanhas eleitorais, sobre intervenções em comícios, sobre reações de eleitores, etc. Prestem atenção a dois trabalhos do género feitos no Brasil, aqui.
Adenda 1: vários candidatos e vários partidos foram excluídos da campanha eleitoral. Protestaram com veemência, Raul Domingos, por exemplo, foi um deles. Mas foram (e continuam a ser) especialmente Deviz Simango e o MDM os alvos vitais de críticas em certos círculos. É um ataque sistemático. Penso que nos teremos de interrogar sobre as razões de tanta hostilidade.
Adenda 2: quando escuto os discursos que estão a ser feitos em comícios, rapidamente me apercebo de uma espécie de tom milenarista em todos eles, não importa quem comicia nem que partido.
Adenda 3 às 6:18: um cidadão encontra-se detido pela polícia em Moma acusado de destruir cartazes da Frelimo. Ouvido, declarou que não pertencia a nenhum partido e que apenas não queria ter cartazes colados na porta da sua casa (Rádio Moçambique, noticiário das 6 horas). Não é a singularidade do caso que importa, mas o testemunho da emoção cartazeira não importa em que partido.
Adenda 4 às 7:34: de uma forma geral, a Rádio Moçambique tem feito - em meu entender - um bom trabalho, procurando não privilegiar este ou aquele partido.

4 comentários:

Abdul Karim disse...

a frelimo deve admitir a possibelidade de perder essas eleicoes,

a frelimo deve equacionar todo e qualquer movimento,

nao estamos a brincar,

e nao vai ser facil... travar este MDM

POR UM MOCAMBIQUE PARA TODOS!

Reflectindo disse...

Ser detido por rejeitar cartazes na sua casa???? Meu senhor! Que atropelo aos direitos de privacidade.

Anónimo disse...

Professor,
esta claro que o MDM eh um adversario a temer por parte da FRELIMO como da RENAMO. mas para a FRELIMO, acho que eh preferivel ter o MDM que eh mais consciente nas suas decisoes do que a RENAMO o eh. assuntos de estado e, importantes para o desenvolvimento do pais, tenho a certeza absoluta que o MDM ira votar para o beneficio do pais, independentemente de votar com ou contra a FRELIMO. quanto a RENAMO, ja sabemos qual a sua atitude...

Viriato Dias disse...

Este mês as nossas cadeias vão estar cheias de gente, dos anti-sistema. O ministério da justiça que providencie comida para os reclusos, pois a situação tende a piorar se as ondas de detenções continuarem, detenções, dito, arbitrárias.

Um abraço