19 setembro 2009

(15) 19/09/09



A notícia acima, reproduzida na íntegra e tendo a AIM como fonte, é do "O País" online de hoje (clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar). Fiz-lhe brevemente referência na adenda 6 de (14) 19/09/09. Creio que, com relativa facilidade, pode saber-se qual, exactamente, o alvo da imputação causal feita. Este tipo de notícias merece ser analisado. À medida que nos aproximarmos da data das eleições, tenho por hipótese que imputações do género, julgadas politicamente úteis, poderão ser mais frequentes.
Adenda 1 às 18:04: amaria estudar as percepções dos diferentes tipos de pessoas e grupos que sao diariamente confrontados com vários partidos defendendo, cada um, a preeminência da sua qualidade política.
Adenda 2 às 19:47: Joaquim Chissano, ex-presidente de Moçambique e presidente honorário da Frelimo, chegou hoje a Nampula para reforçar a campanha eleitoral do seu partido, indo trabalhar em Nacala-Velha (Rádio Moçambique, diário de campanha às 7:45). As províncias de Nampula e Zambézia são os epicentros da luta política.
Adenda 3 às 19:50: Deviz Simango, candidato presidencial pelo MDM, saiu hoje da província do Niassa em direcção à província da Zambézia (fonte: a mencionada anteriormente).
Adenda 4 às 19:52: passe os olhos por aqui.
Adenda 5 às 20:09: talvez fosse interessante estudar o que chamaria provisoriamente grupos de choque e desmotivação - em especial constituídos por jovens e desempregados -, destinados a impedir a irradiação das actividades de certos partidos políticos.

6 comentários:

Abdul Karim disse...

Tem que se estudar tudo.

E concerteza vamos ter Todo o Tempo do Mundo, para Estudarmos Caso a Caso.

Anónimo disse...

Deveria, a devoluta Sra que afirmou estarem os partidos da oposição a incitar linchamentos, dedicar um pouco do seu tempo a lerem as suas pesquisas, Professor, sobre os linchamentos e a distribuíção geográfica dos mesmos. É de espantar os pronuncimentos dos politicos a caça de voto, como uma outra que disse:"Estudam nas nossas escolas, tratam se nos nossos hospitais,andam nas nossas estradas"(entenda-se do Partido Frelimo) e ainda por cima dizem que não fizemos nada. é digno de se perguntar: O Património Público é do Estado ou de um Partido? Com politicos tão tacanhos, com um horizonte tão curto onde iremos? Sobre a AIM... deveriam ser um pouco mais profissionais e abrangentes, sendo uma agencia do Estado, os salarios dos jornalistas que lá estão provêm dos nossos impostos...

Viriato Dias disse...

Chissano que largou o poder "voluntariamente" devia acautelar-se a aparecer em público para defender aquilo que ele também ajudou a destruir. Até aqui estava e ficava-lhe bem colocar-se na bancada e ser um eterno observador e quiçá professor. Caso contrário, a sua imagem vai tornar-se naquele inferno que o empurrou à reforma.

Um abraço

Xicoxa disse...

Caro VIARIATO,


CHISSANO é FRELIMO, nao se pode tentar separar esta grande figura da frelimo, Ele é a frelimo por isso é logico que ele marche com o seu glorioso partido rumo a vitorio de outubro como diz o slogan

A FRELOMO é k fez ( chissano)
A FRELIMO é k faz ( Guebuza)
A FRELIMO é k fara ( Guebuza)


Em outubro Muta utwa Munho



Xicoxa

Reflectindo disse...

O Xicoxa sempre a desmentir os seus camaradas?

Vejam que ele escreve que "Chissano é Frelimo". Ele faz-nos entender que os membros da Frelimo são Frelimo, Xicoxa é Frelimo.

Porém, quando se diz que quem atacou a sede do MDM em Chókwè é a Frelimo, quem asfixou presos em Mogincual é a Frelimo, quem tira Anibalzinho da cadeia é Frelimo, quem excluiu muitos partidos das eleicões é a Frelimo, etc, etc, porque se sabe que os envolvidos nessas accões são membros da Frelimo, vêm eles a negar. Eles negam que a Frelimo seja imputada nas accões dos seus membros. Mas o que disse o Xicoxa aqui?

Obrigado Xicoxa.

umBhalane disse...

A FRELIMO é k faz ( Samora)
A FRELIMO é k fez ( Chissano)
A FRELIMO é k faz ( Guebuza)

E o balanço final é

...?