27 setembro 2009

(24) 28/09/09


Com regularidade, no diário da campanha eleitoral do jornal "Notícias", o candidato presidencial da Frelimo, Armando Guebuza, surge quer acarinhado pelas populações quer, especialmente, arrastando multidões em seus comícios. Para os outros candidatos presidenciais, Afonso Dhlakama da Renamo e Deviz Simango do MDM, não há referências a carinho e a multidões.
Adenda 1 às 12:12: segundo o "Canal de Moçambique" online de hoje, o porta-voz da Frelimo, Edson Macuácua, falando a propósito das comemorações do 25 de Setembro, afirmou que a Renamo não tem consciência história, não vale nada e não merece a confiança do povo. Por sua vez e de acordo com "O País" online de hoje, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, falando a propósito de votos, afirmou que não responde aos miúdos e malucos da Frelimo que não têm o apoio do povo. Enfim, amor com amor se paga.
Adenda 2 às 12:31: o Conselho Constitucional deverá pronunciar-se hoje ao fim da tarde sobre os recursos apresentados por 14 partidos e coligações partidárias excluídos parcial ou totalmente das eleições (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30). A esse propósito, recorde o que escrevi aqui.
Adenda 3 às 19:32: por mais que tente, não consigo captar a Rádio Moçambique online no meu laptop. Dá-me efectivamente vontade de dizer palavras feias, fortes de suco gástrico!
Adenda 4 às 21:09: ufffff!, finalmentre a RM é captável sem necessidade de recorrer a um curandeiro de Massinga...
Adenda 5 às 22:01: nenhuma referência no noticiário da Rádio Moçambique das 22 horas sobre a decisão do Conselho Constitucional (recorde adenda 2).

7 comentários:

Joaqum Macanguisse disse...

Ola Dr !
umpequeno exercicio de busca de informacao permitiu-me saber do algo interessante. de Deviz
Mbempo Simango sabe o que significa Mbempo .é mesmo que dizer vento em lingua ndau. em sociologia a explicacao dos significados dos nomes contribuem no carater de quem o tem ?

Anónimo disse...

nos ultimos dias o jornal noticias como sempre e na pagina da campnha para as eleicoes do dia 28 poe sempre a fotografia do candidato da frelimo,uma foto bem grande e dos outros candidatos so faz mencao e pequenas reportagens,o mesmo acontece coma tvm,no diario de campanha e tudo frelimo,os outros partidos que se lixem,ate quando??pq nao chamar diario de campanha da FRELIMO em vez de tentarem mentir o povo??

Anónimo disse...

A novidade CC já é previsível. A ambição dos MUGABES destes país não deixará nada funcionar devidamente. Em tudo o povo vai pagar. Estes continuarão com mordomias e como. ESTE É O MEU PÁIS REAL. Agora vamos conhecer a outra face do GUEBAS.

NMatos

Viriato Dias disse...

Mugabe é um exemplo de um prsidente justo e coerente que deve ser seguido. Não se pode entregar o país ao Ocidente. O Tsivangirai tinha estas pretensões. Mugabe ao se recusar sair do poder fê-lo para evitar este colapso. Quanto ao resto estou de acordo, o MDM é um relâmpago que veio trazer a diferença.
Uma abraço

Anónimo disse...

Impressionante, essa do mugabe evitar o colapso...

Chauque disse...

sobre adenda 2, o conselho constituicional ja se pronuciou, e consedera nula todas reclamaçoes apresentadas pelos Partidos politicos , excluidos , ou parcialmente excluidos as eleicoes 2009, fonte STV

Anónimo disse...

Que alegria, que alívio! Graças ao CC, foi evitado o colapso...