17 setembro 2009

(11) 17/09/09



Confira o Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (5), de 17 de Setembro de 2009, com os títulos em epígrafe, aqui.
Adenda 1 às 17:03: De um comunicado de imprensa do MISA: "O trabalho dos jornalistas que estão a cobrir as diferentes campanhas eleitorais não está a ser totalmente coroado de êxito nestes primeiros cinco dias de campanha, conforme constatações do MISA-Moçambique. Em Nacala-Porto, na província de Nampula, um repórter da Rádio Comunitária (RC) local, pertencente ao Instituto de Comunicação Social (ICS), foi ontem, quarta-feira, dia 16, espancado em plena sede da Renamo; em Alto-Molócuè, na província da Zambézia, um repórter da RC local, também pertencente ao ICS, recebeu, alguns dias antes do início da campanha, uma “estranha convocatória” do primeiro secretário distrital da Frelimo, que o obrigou a pô-lo a ouvir o que registara em fita magnética. Na Redacção Central da RM, em Maputo, questionou-se, na manhã desta quinta-feira, 17 de Setembro, o “tratamento especial” que está a ser alegadamente dado à Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza."
Adenda 3 às 18:17: no 'Savana" desta semana, em caixa, p.2:
Adenda 4 às 18:21: finalmente, o Partido Renamo já tem o seu spot político no tempo de antena da Rádio Moçambique, com fundo musical e dizeres deste tipo: "O melhor de Moçambique são os Moçambicanos, o melhor de Moçambique é o Dhlakama, a Renamo é o partido mais democrático de Moçambique". Em evidência falando surge Afonso Dhlakama. Pormenor: O spot não apresenta Afonso Dhlakama, mas o Afonso Dhlakama.

11 comentários:

Abdul Karim disse...

a frelimo gosta de ser lenta...

fazer o que?...

xicoxa disse...

Na vejo mal nenhum nesta accao da Frelimo, tomara que os outros Patidos tomassem o exemplo, é uma prova de que o Partido Frelimo esta precupado com o seus apoiantes e o seu POVO.

Reflectindo disse...

Que enganoso?!?!?! E depois das eleicões onde é que esses desempregados vão tomar chá e almocar? Ainda nas sedes da Frelimo????

Eu apenas digo aos meus compatriotas para aproveitarem agora comer nas sedes da Frelimo e receberem a mola. Depois votam em quem acreditam. Votam no emprego, na habitacão, no pequeno almoco todos dias e não só de cinco em cinco anos.

Viriato Dias disse...

Estes casos merecem um estudos, ou seja, um livro. É um desafio para si professor! Eu, confesso, não consigo perceber este fenómeno no país. Sempre foi assim em tempos de eleições. Em 94, numa das campanhas da Frelimo, houve quem tivesse beneficiado de muita coisa em troco do voto, este secreto.

Um abraço

Chauque disse...

ai ai SR xicoxa que anedota é essa tua, a Frelimo esta preocupado com o seu apoiante e seu povo,... com o seu apoiante esfomeado sim, que so querem comer nao se interessam com o manifesto eletoral nem com o futuro mas com o hoje e agora

se puders responda essa: quem garante a si sr Xicoxa que eses apoiantes vertuais vao votar na frelimo??? eu tenho duvidas

e quanto ao seu Povo, porque nao dá 200mt e frango por dia, fora da campanha eleitoral??? os eleitores serios e fieis nao se VENDEM A ALAM POR UM PUNHADO DE COMIDA,

VEJA que sao aparentemente desempregados,nem estao preocupados em acordar procurar emprego, MAS SIM O TAXO DA FRELIMO SO POR 45 DIAS E DEPOIS ????

xicoxa disse...

Quem disse que sao desempregos? Os Srs Chauque e Refletendo podem provar? Se asim for quer dizer que os que fazem campanha pelo MDM, Renamo E Companhia lda tb o sao Ou por la a coisa é diferente? fazem-no por amor a camisola?

Nao se julga os apoiantes pela aparecia ou com base em suposicoes meus caros amigos? a demais o voto é secreto e se eles n fossem realmente da Frelimo nao estaria la seguramente.

Nao se esquecam de que a

FRELIMO E QUE FEZ
A frelimo é que faz
E A FRELIMO E QUE FARA


Depois do dia 28, ja voltamos a conversar compatriotas

Muta utwa Munho

BMatsombe disse...

"FRELIMO E QUE FEZ
A frelimo é que faz
E A FRELIMO E QUE FARA"

Vc está falando da fraude e das malandrices Sr anonimo xicoxa, não é assim?

Anónimo disse...

Esse xicoxa é a vergonha dos anónimos

Chauque disse...

obrigado caro Xicoxa pela intervenção, quanto a referencia a desempregados, foi uma citaçao ao artigo em quistao no jornal Savana, que fala dos 200mt/dia e frango,no comité da cidade da Frelimo,

e estou de acordo com o sr Xicoxa quando diz que o voto é secreto, e ai é que reside a incerteza,e repizo.quem garante que os simpatizantes depois dos frangos e 200mt vao votar na Frelimo???eu tenho duvidas

e o facto de la estarem nao prova nada de nada, podem xtar por FOME, e repito sr Xicoxa nao tenha tanta certeza de que votarao na Frelimo.

ha uma ditado assim ; HA UM ILUSTRE CANDIDATO AS ELEIÇOES PRESIDENCIAIS DEPOIS DA CAMPANHA DO SEU PARTIDO,NO DIA DA VOTAÇAO LEVA TODA FAMILIA PARA VOTAREM, NO DIA DA CONTAGEM DOS VOTOS, ELE SO TINHA UM(1) VOTO,...DELE

Reflectindo disse...

Oh, Xicoxa

Lembras-te quão fingias que não eras frelimiano? Apenas para te recordar...

1. Quem escreveu sobre se eles que iam lá tomar chá e receber 200 meticais não foi Reflectindo nem Chaúque. Leste o texto, não é verdade?

2. As tuas previsões sobre a vitória da Frelimo não são novas. Eu até me lembro que já escreveste que com fraude ou não, a Frelimo e Guebuza vão ganhar. E não mentiste, pois essa fraude já comecou e todos nós já estamos a registá-la. Estão lá os membros da CNE a garantirem a vitória, o monopartidarismo;

3. Ainda bem que afirmas que a Frelimo é que fez, faz e fará. Também já ouvimos isso de Chipande e Matsinhe e assistimos o Anibalizinho, e, agora para não falar da Comissão Nacional de Eleicões. O único problema é de que quando dizemos que é ela que fez, faz e quer continuar a fazer, vocês dizem que somos apóstolos da desgraca.

Esses que sobem os carros, alguns deles do Estado, podem não ser desempregados. Concordo contigo. Alguns podem ser até directores, chefes de departamentos, mas mesmo assim é em defesa do tacho. São pressionado pela Frelimo a fazerem isso porque se não o fizerem, deixam de ser o que são hoje, mesmo que sejam competentes. Diga isso Benjamim Pequenino.

Espero que eu tenha sido claro para ti, Xicossa. Mas repito, os políticos mocambicanos deviam esforcar-se a motivar os concidadãos a lutarem para um pequeno almoco e almoco diário e não apenas em campanhas. O que está aqui descrito não vai levar os eleitores às urnas. Assistiremos enchentes nos camiões-campanha, mas pode ser que no dia de votacão se observe muita abstencão.

Sejamos sérios!

Anónimo disse...

Todos os investimentos tem retorno, a Frelimo tambem sabe que para os lucros que tera nos proximos cinco anos um invetimento de frango e 200 MT eh quase insignificante talvez seja o investimento mais rentavel de todos os tempos, esse investimento deve ter talvez um payback de 1 minuto ou seja depois de ganhar as eleicoes a FRELIMO pode recuperar o dinheiro gasto os frangos +200 em 1 minutos,eh uma questao de visao em aspectos empresariais e o nosso presidente entende muito bem disso por isso nao estou espantado com isso.

Varito