13 setembro 2009

(1) - 13/09/09


1. A partir de agora a cidade de Quelimane deve começar a ficar inundada de panfletos, pelo que pude apurar de um jornalista.
2. Em Quelimane, pelo lado da Frelimo, encontram-se Armando Guebuza, Luisa Diogo e Filipe Paúnde. Investimento político forte.
3. O MDM vai fazer campanha pelas legislativas nos círculos onde foi excluído pela Comissão Nacional de Eleições.
4. Não tenho informações sobre a Renamo, mas julgo que começará a sua campanha em Nampula.
5. Presumo que vá haver uma muito forte disputa política em Nampula e Zambézia entre Frelimo e Renamo. Creio que foi tacticamente por isso que o MDM decidiu optar por Cabo Delgado para o início da sua campanha.
6. Partidos foram recebendo fundos da CNE. A oposição apresentou-se completamente fragmentada em relação aos excluídos das campanhas eleitorais. Hipótese: muitas vezes a defesa de uma cidade depende menos de um exército do que da unidade dos habitantes.
7. Se estivermos atentos, poderemos facilmente verificar a existência em certos círculos - no que se diz e no que se escreve - de um darwinismo político que se alimenta sem rebuços da teoria dos mais aptos a vencer e a dirigir, da sobrevivência do mais forte, da preeminência dos dotados, dos organizados por excelência, dos guardiões da verdade e da lei. O mais curioso é que os defensores desse darwinismo político são aqueles que mais apelam à paz, à concórdia e ao civismo.
8. Uma hipótese certamente pueril: quanto mais possante for o investimento na engenharia de persuasão e no aparato das técnicas, menos confiança depositamos nas obras de que publicamente nos vangloriamos e nos eleitores que afiançamos estar do nosso lado.
9. Campo importante de estudo será a análise dos conteúdos discursivos dos candidatos presidenciais. A esse nível e por exemplo, será em meu entender interessante medir a quantidade de balas simbólicas que serão dirigidas aos adversários, a quantidade de ataque existente na totalidade discursiva. Hipótese: quanto menos o discurso for dirigido contra os adversários, mais ele será prezado pelos eleitores. Privilegiar o ataque a outrem é, quase sempre, um testemunho de fragilidade.
10. Pedido aos leitores: se tiverem informação da campanha e análise sobre ela, não hesitem em enviar-mas, mesmo via comentários aqui. Obrigado desde já.
__________________________________________________________
Adenda 1 às 8:28: o semanário "Domingo" tem hoje um caderno central com quatro páginas intitulado "Eleições 2009". No rosto, onde apresenta os três candidatos presidenciais, o penúltimo parágrafo assinala que a exclusão do PIMO "continua a ser a grande surpresa do presente processo eleitoral" e o último assegura que a exclusão do "mediatizado e estreante MDM" é a "novidade mais espantosa". As centrais do caderno são integralmente dedicadas à Frelimo com o título (ocupando dez colunas) "Retrospectiva das principais realizações do Governo da Frelimo". A última página do caderno é completamente dedicada a Guebuza. Finalmente, no editorial de 19 parágrafos, oito são dedicados a mostrar MDM e Deviz Simango como exemplos de má-fé.
Adenda 2 às 9:44: alguém me informou terem ocorrido problemas de violência no Chócuè. Aguardo confirmação e detalhes.
Adenda 3 às 9:47: não consegui ainda ouvir o "diário de campanha" da Rádio Moçambique, o programa habitual foi alterado devido à campanha eleitoral.
Adenda 4 às 10:29: um assistente meu a trabalhar em Pemba mandou-me a seguinte mensagem: "Frelimo arrancou em pleno, MDM assim, Renamo ainda. Pemba está toda de vermelho".
Adenda 5 às 11:07: cartazes da Frelimo e de Guebuza, este partido cartaza Maputo.
Adenda 7 às 12:05: mensagem de um assistente meu, morador num bairro da periferia da cidade de Maputo: "Apenas vejo na rua cartazes da Frelimo, dos outros partidos nada".
Adenda 8 às 12:07: recebi a informação de que a sede do MDM em Chócuè foi destruída. Conto poder confirmar ou infirmar a notícia logo que possível. Enquanto isso, o "O País" destacou para lá uma equipa de reportagem.
Adenda 10 às 13:04: de acordo com o jornalista Horácio Tembe (espero ter registado bem o nome) no diário de campanha da RM, em despacho curto, trata-se de um boato. A equipa de reportagem de "O País" reportou três feridos e afirma ter visto vidros, chapas do tecto e vedação do recinto destruídos na sede do MDM, mas o jornalista da RM afirmou tratar-se de um boato.
Adenda 11 às 16:15: a cassete contendo a cobertura que a STV fez do ataque à sede do MDM deverá ser exibida no seu telejornal desta noite.

15 comentários:

Chauque disse...

o uso dos bens publicos ja começou,sou residenet no bairro de magoanine C, vulgo matendene, onde na terminal uma pekena praça erguida recentimente,esta la montada o pódio (palanque, `Brazil´) do partido Frelimo, os meios de transportes usados sao pertença da Distrito urbano n 05,concretamente o tractor k recolhe lixo nos bairros de Zimpeto e matendene e os demais,agora pergunto e kuanto aos 6 helecopetros kem paga?

Viriato Dias disse...

10 pontos muito bem analisados. Gostei de ler. Gostaria de ter informações de Tete, como é que vão as coisas por lá. Em Angónia, em tempo de eleições, há sempre casos de morte. Não gostaria que nestas eleições o azar voltasse a acontecer. A ver vamos. Em Lisboa como em Bruxelas onde estive há dias ainda não há sinais fortes de campanha. Mas prometo dar informçaões quando o barulho chegar a estas bandas.

Obrigado

Abdul Karim disse...

Vai ser muito interessante,

Que venca o MELHOR,

POR UM MOCAMBIQUE PARA TODOS!

encfoundations disse...

Lei nº 7/2007 de 26 de Fevereiro nos seus arigos 196, 40, 26 e 29 explica claramente a utilizacao devida e indevida de bens publico.
Muitos partidos “pequenos” foram excluidos utilizando essa lei. Chauque comentou o uso indevido de bens publicos. O partido “grande” e´ campeao no uso in“devido” de bens publicos. O uso indevido de bens publicos e´punido pele lei. Vamos ver a im “parcialidade” da CNE...

encfoundations disse...

Professor, como e´que vamos enviar fotos de campanha eleitoral como evidencias dos acontecimentos?

Carlos Serra disse...

Dado ter muitas vezes problemas com o meu endereço universitário, sugiro use (m) o seguinte endereço:
carlosserra_maputo@yahoo.com

AnAdams disse...

Caros Moçambicanos, Compatriotas!!!

Ha tempos atrás diziamos que não podiamos votar nos outros senão na Frelimo porque os outros não tinham credibilidade e nem organizaçã nenhuma. Hoje que surgiu uma força política capaz de enfrentar um dos Partidos "mais bem organizado" do mundo, dizem que não reúne documentos suficientes...
Eu disse e volto a dizer o sorteio da posição dos candidatos no boletim de voto pode muito bem decidir o resultado, não duvidem disso, só depende de nós. Nós que estamos na cidade, jovens, já sabemos o que queremos, sem dúvidas, chegou a hora de mudar, VAMOS AJUDAR AOS MOÇAMBICANOS DO CAMPO A ESCOLHEREM MELHOR, DE FORMA SIMPLES, MARCANDO "x"NO PRIMEIRO QUE LHES APARECER NA FRENTE!!!
Antecipadamente agradeço a publicação do meu simples comentário....

Anónimo disse...

Claro q em pemba esta tdo de vermelho como nao?viaturas do estado(secretaria provincial,municipio,direccao da mulher,Imap,policia)ate o ex porta voz jacinto cuna esta por aki,palavras para que???

Xicoxa disse...

Comecou a danca de Mapiko.....


Vencera naturalmente aquele que consiguir tirar maiores aplausos


Nesta danca vale tudo, mascara se o mas possivel e mexer o corpo de modo a impressionar a plateia.


Este sera sem duvidas o tira teimas
e ao fim de 45 dias de vale tudo o Galo cantara


COCORICOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO


Muta utwa munho


Xicoxa

Reflectindo disse...

Para o jornalista da RM é boato aquilo que os jornalistas do O País viram com os seus próprios olhos???? Tudo está organizado e bem tracado.

umBhalane disse...

Estavam a esperar de quê?

Legalidade? Tolerância? Facilidades?...?

FUNGULA MASSO (abram os olhos).

Anónimo disse...

Eleições 2009
Boletim sobre o processo

político em Moçambique



Número 3 – 13 de Setembro de 2009

--------------------------------------------------------

Editor: Joseph Hanlon (j.hanlon@open.ac.uk)

Editor Adjunto: Adriano Nuvunga - Assistente da Pesquisa: Tânia Frechauth

Publicado por AWEPA, Parlamentares Europeus para a Africa, e CIP, Centro de Integridade Pública

www.eleicoes2009.cip.org.mz

----------------------------------------------------------



Campanha eleitoral inicia com violência

As zero horas de hoje, 13 de Setembro, iniciou a campanha eleitoral em todo o país.

Já há registos de violência



Chókwè

Na madrugada do primeiro dia da campanha eleitoral, 13 de Setembro, um grupo de jovens que se fazia transportar em viaturas cobertas por bandeiras do partido Frelimo, vandalizou a sede do MDM no bairro 2, no municipio de Chókwé. Tudo começou por volta das 19h quando um grupo de jovens foi à sede do MDM e retirou a bandeira do partido. A policia foi contactada mas não se fez ao local. Depois, por volta das 2 horas de madrugada, o mesmo grupo de jovens que se fazia transportar em duas viaturas, sendo que uma tinha a chapa de matricula tapada pela bandeira do partido Frelimo e a outra viatura de marca Toyota com chapa de matricula MGB 07 54, invadiu a sede do MDM partindo vidros da casa e saqueando todos os bens que haviam no interior, com destaque para as panelas e louça usadas para preparar alimentos das pessoas que preparavam o arranque da campanha eleitoral. Para além dos danos materiais, do acto resultou no ferimento de três pessoas, sendo uma com gravidade. A polícia esteve no local mas ainda não há detenções.

Changara

Às 6 horas de hoje, 13 de Setembro, cerca de 20 jovens trajados com camisetes e esvoaçando bandeiras do partido Frelimo, incendiaram a sede do partido Renamo e 3 casas pertencentes à membros da Renamo que circundam a sede, no distrito de Changara na provincia de Tete. As casas ficaram totalmente danificadas. A policia diz não ter sido contactada para intervir.

Chauque disse...

é verginhoso kuando os jornalistas se vendem porcausa do taxo,boato por ter sido denuciado por jornalistas do O País,a expressao mais usado pelos jornalistas para nao comentar sobre um determinado assunto é; NÃO CONFIRMO, e nao xamar os otros de BOATEIROS,e é provavel depois das Eleiçoes mudarem o nome da RM para Radio da Frelimo, e os jornalistas tem que se garantir o taxo,e kuanto a bens Publicos usado pelo partidao ,nem falo pk eu proprio ja fui a uma reuniao da celula do Partido no MINISTERIO em plena hora de eXpediente.mas sem kerer nao tinha saida,so nao akridita kem nao ker

e claro kem nao comparecia a pergunta foi, COLEGA XTA CONTRA? o k responderia meu caro colega leitor?

Anónimo disse...

Cor Vermelha, bandeiras vermelha, cartao vermelho, cor pesada de transmite sangue e violencia.
Já esta em actuaçao
em Gaza no distrito de Chokwe

Anónimo disse...

Professor:
O uso de viaturas, heclicopteros, aviões( o PR da FRELIMO foi para Quelimane a bordo de um jacto executivo e nada quer com os novinhos aviões a jacto da LAM) é uma estrategia que pode impressionar as massas populares? Será que este sentido de obediencia ao mais forte seja a razão desta maneira musculosa e ostensiva de uma campanha de ricos?
Um caso para a sociologia ou não?