03 maio 2009

O fim da universidade tal como a conhecemos

Creio valer a pena ler o belamente provocateur artigo do Professor Mark Taylor da Universidade de Columbia, publicado no The New York Times com o título em epígrafe e já com 437 comentários. Ele faz seis importantes propostas para a reestruturação da universidade tal como hoje a conhecemos e concebemos. Tenho para mim que todas elas são importantes, mas chamo a vossa particular atenção para a proposta 2. Boa leitura e, se possível, bom debate não importa onde.

3 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

Particularmente interessante o ponto 2.

Mas, gostaria de frisar que as propostas apresentadas nao estao disassociadas da crise financeira mundial.

para mudar o actual modelo capitalista, deverao por-se em causa, toda uma estrutura criada para o efeito.

a universidade americana, apartir dessa proposta, comeca ja a propor novas prioridades.

quando se propoe Mind, Body, Languege, water, etc como areas ou subjects (sou fraco em defenicoes tecnicas), esta-se a sair do focus CAPITAL para o Novo focus HUMANITARY.

essa tendencia podera depois ser talvez denominada de "Capitalismo moderado" ou qualquer outra denominacao, pelo facto da antipatia ao MARX.

Acho que o que interessa reter e debater 'e de facto essa trasferencia do FOCUS. e ainda se formos capazes, aproveitarmos a ocasiao e mudarmos o mesmo FUCUS em Mocambique.

Poderiamos de facto garantir um avanco inimaginavel.

Cumprimentos
Abdul Karim

Sensualidades disse...

longe vai os dias em que ir a univerdidae era uma honra so para alguns, que depois seriam considerados a nata da sociedae, a universidade e agora uma necessidade e tem de ser vista como tal

Joka

Paula

NunoR disse...

Caro Prof. Carlos Serra,

Com o devido respeito, tomei a liberdade de colocar um excerto seu de http://www.savana.co.mz/index.php/colunistas/884?task=view no meu blog pessoal http://umfigueirensemozambique.blogspot.com
Espero que esteja de acordo com a sua opinião, caso represente o mínimo inconveniente, por favor diga-me e retirálo-ei de imediato.

Parabéns pelo seu blog
NR