Há ruas beirenses ocupadas com máquinas, há trabalho de cantonagem, de construção. Casas construídas de raíz. Casas repinatadas que não levavam pintura há séculos. Muito povo nas ruas, povo calórico, apressado, gigantesca economia de rua - encontro uma rua creio que para os lados do Maquinino literalmente ocupada com sapatos -, o mercado do Goto fervilha, disseram-me que agora é difícil encontrar Nigerianos na Beira devido a várias ilegalidades que cometeram. Zimbabweanos, esses abundam. Fico horrorizado com as monumentais garrafas de coca-cola que se encontram na Praça do Município e numa rotunda a caminho da Munhava. Não menos horrorizado fico quando passo pelo edifício dos Bombeiros: aquilo parece um sótão de material abandonado que tivesse perdido, já, o condão de chorar. Emprego? Pouco há. Quando há, é precário e mal pago. Muitos jovens desempregados. Um linchamento ocorreu no fim-de-semana. Ainda aguardo detalhes.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Pq mais zimbabweanoa na beira e poucos nigerianos!
na minha opiniao
1-a primeira causa da presença de zimbabweanos na Beira, é pelo facto da cidade da beira estar muito proxima a fronteira de zimbabwe.
2- A lingua xhona muitto falada em zimbabwe dar algumas facilidade de se comunicar com as linguas locais usads na beira.
3- na minha opiniao a grande presença dos nigerianos em maputo devesse ao facto do motor de desenvolvimento da cidade de maputo ser africa do sul e suazilandia ,e pela facilidade da lingua esses julgasse facilitados instalarem-se no maputo e depois usar esses pontos como base de desenvolvimento
3- outra razao que julgo forte na minha opiniao e o facto da cidade da beira ser algo de uma fiscalizacao mais forte enventualmente por causa da dimensao.exemplo simples deste facto pela minha propria experiencia de ter vivido la ,no maputo podes construir um anexo sem que uma unica vez acha fiscalizacao das autoridades competentes,enquanto que na beira em impossivel reabilitar o seu mesmo que seja por 2 dias sem que a fiscalizacao passe a exigir licencas.
4-o Nigeriano traz um poder financeiro, tem posibilidade de instalar-se nas grandes economias ,quero ganhar o mais rapido possivel,muitas vezes quero mostra que esta ganhar tanto para que facilmente faça a lavagem do dinheiro.Dr de poder faça outro estudo! porque que os ruandeses e burundeses em mocambique preferiram instalar-se em boane
kimmanel
Por favor saiba que a cidade da Beira não esta próxima ao Zimbabwe a capital provincial de Chimoio sim.
Não ande a dizer BESTEIRAS!!!!!
corrija
caro anonimo Beira esta a aproximadamente a 270 Km da beira da fronteira de Machipanda ,chimoio esta a 70 Km da fronteira de machipanda ,penso que o objecto de estudo e a comparacao entre a afluencia dos zimbabweanos e Nigerianos entre as grandes capitais provinciais ie ( Maputo que dista a perto de 1100Km de machipanda ,e Beira que dista a 270 de Machipanda ). a questao do proximo é relativa sendo considerada a referencia e eu fiza questao de falar da Beira e Maputo,estando chimoio fora das amostras das minhas estatisticas. Agora quando ao termo besteira felizmente nao acomodo nas minhas emocoes o que os anomimos dizem,pois com besteiras ou nao sempre me identifiquei
Enviar um comentário