Foi adiada "por problemas logísticos" a saída dos resultados oficiais das presidenciais realizadas sábado no Zimbábuè, tendo o presidente Robert Mugabe (na imagem) - que surgiu hoje num hotel de Harare fortemente guardado - convocado uma reunião das mais altas instâncias do partido no poder, a ZANU-PF. Entretanto, confira os resultados não oficiais aqui. Se quer ler em português, use este tradutor.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Seria interessante analizar agora os discursos e os artigos daqueles que já se encontravam a preparar a opinião pública mundial para negar os resultados eleitorais no Zimbabwe. Lembremo-nos de que a sua tese era a de que o regime de Mugame era, congenitamente, incapaz de organizar eleições credíveis. Toda a máquina de propaganda do ocidente, com importantes subsídios de alguma imprensa da periferia, advogava esta tese.
A vitória, ainda parcial, do MDC parece ter contribuido para parar esse tipo de propaganda. O discurso actual tende a credibilizar essas mesmas eleições.
No mínimo deviam mostrar um pouco de vergonha. E reconhecer que o vosso diagnóstico sobre o Zimbabwe, sobre a ZANU e sobre Mugabe não era, de todo, certo.
Jonas Muianga
Enviar um comentário