18 agosto 2007

Assassinados ontem três polícias em Maputo

"Três agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), foram brutalmente assassinados na noite de ontem na Avenida de Angola, defronte das instalações de uma dependência do Banco Austral, na cidade de Maputo." A situação criminal reveste-se agora em Maputo de uma gravidade sem precedentes, com os assaltos a sucederem-se e os polícias transformados em alvos justamente quando é massivo o aparato policial nas ruas.
A 26 de Julho, o "Notícias" divulgou uma extensa entrevista com o ministro do Interior, José Pacheco, na qual ele disse que até Dezembro o crime violento poderia estar controlado na cidade e província de Maputo.
A espectacularidade crescente dos assaltos a instituições e estabelecimentos de vária ordem por um lado, a transformação dos polícia em alvos, por outro, são indicadores claros de que a polícia está impotente para controlar os sindicatos criminais.
Não havendo qualquer sinal de que haja transformações estruturais na actuação policial, é previsível que se ampliem nas ruas o lado espectacular e a agressividade compensatória dos seus agentes, com reflexos preocupantes para os cidadãos.
___________________
Leia aqui informação actualizada sobre o assassinato.

3 comentários:

Anónimo disse...

esta um verdadeiro faroeste!!!!

mozinovador disse...

Triste!! Primerio pelos polcias como ser humanos, talvez chefes de familia,primos, irmaos, teus,..etc.

Segundo porque isto ja deixou de ser uma questao de simples ladroes armados, e parafraseando Samora, agora temmos sim BANDIDOS ARMADOS. Nao vou querer inflamar o discurso em chamar a isto GUERRA, mas nao sei se alguem tera uma outra palavra mais discritiva.

Nao creio que agora, nos como membros dessa sociedade devemos deixar isto nas maos do Governo, principalmente um Governo que ja se mostrou impotente. Um PR que tem medo de ser derrotado, se declalar Guerra sem limites aos criminosos. Por isso ele preferiu o silencio, ou melhor o anonimato como se nada disso se estivesse passando no seu pais. Creio que chegou o momento da sociedade sair a rua e dizer BASTA.

Carlos Serra disse...

Aguardem a minha próxima postagem.