28 janeiro 2007

Renamo moribunda segundo Mabunda


Ao longo de 2006, Frelimo e "Notícias" (especialmente) procuraram mostrar que a Renamo estava em queda livre, com deserções maciças, discursos incoerentes, despotismo de Dhlakama e comportamento desordeiro na Assembleia da República.
Agora, o jornalista Lázaro Mabunda (na imagem) encontrou uma fórmula ainda não usada: a Renamo está moribunda.
Infelizmente, o jornalista não forneceu os critérios pelos quais avaliou o estado de vida da Renamo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Confusão Serra(da)

O Dr. Carlos Serra publica no seu blog "Diário de um sociólogo" um pequeno texto com o título "Renamo moribunda segundo Mabunda".

Para sustentar o seu artigo, o conceituado sociólogo coloca, lado a lado, o emblema da Renamo e a fotografia de Lázaro Mabunda, como se este fosse membro da Renamo.

Mais, escreve, em jeito de remate, que "Infelizmente, o jornalista Lázaro Mabunda não forneceu os critérios pelos quais avaliou o estado de vida da Renamo".

Porque há uma confusão neste pequeno texto, inserido neste blog, urge apresentar os meus "pêsames" ao autor pela "infelicidade" e "parcialidade" ou tendência que o empossou, para além de esclarecer o seguinte:
1. O texto que o autor cita não fala da Renamo, mas da "Barulho" no seio do Centro de Promoção da Democracia Multipartidária. No referido artigo de opinião intitulado: "É esta a oposição de cabeçadas?", a Renamo nunca aparece como protagonista, como tenta dar entender o ilustre..., mas como exemplo do que não deve acontecer, numa clara manifestação contra o que pode acontecer no futuro: a Monopolização do país pela Frelimo.

2. O texto de autoria de Lázaro Mabunda não está a fazer, sequer, um balanço, como tenta demonstrar o ilustre (...), que tanto admiro. A Frelimo fez o seu balanço, e o "Notícias", também. Eu nunca o fiz. Tentar aliar este artigo ao balanço da Frelimo e de "Notícias" é uma atitude tendencial, de tentar, sem sucesso, aliar a minha posição com a da Frelimo, como se eu fosse membro deste. Que fique claro: não tenho partido.

3. Que a Renamo é um partido moribundo, só desmente quem está alheio à política moçambicana e quem não conheceu a Renamo no passado. Este partido já não é o que era: um partido robusto. Disso, também os seus membros reconhecem. O não reconhecimento dessa realidade é uma clara negação à mudança que se impõe à Renamo para travar o avanço da Frelimo e evitar que os pequenos partidos cocem-lhe o pescoço.

4. O jornalista Lázaro Mabunda nem tinha que "oferecer os critérios pelos quais avaliou o estado de vida da Renamo". Mas são vários...

Sucessos e bom trabalho

Lázaro Mabunda, jornalista do semanário "O País"

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo esclarecimento, Mabunda. E perdoe só agora dar pelo seu comentário. Vamos então aguardar pelas eleitorais coisas. Abraço!