17 janeiro 2007

Dez mandamentos para candidatos ao prebendalismo


"Se és ambicioso aprende que para chegares depressa lá acima tens de andar devagar cá em baixo e que para teres tudo amanhã não deves comer três vezes ao dia hoje, mas apenas pequeno-almoçar." (filósofo vivendo algures no planeta)

Introdução
Vives numa flat em bairro popular, estás desagradado, o povo é bagunceiro e tu sentes-te fino. Andas de City Golf segunda-mão, o teu ideal é um Mercedes. O teu guarda-roupa é escasso e quere-lo diverso e fino. O teu emprego é modesto, almejas algo fundamental, que te dê pouco trabalho, seja vistoso e te assegure uma sinecura sólida. Queres prebendar. Estudaste, tens um PHd, mas PHdar não te basta. Tu és ambição pura, o teu alvo não é a terra mas o céu. Queres singrar. Os teus olhos traem todos os teus sonhos prebendais, és um vulcão no corpo magro ainda sem barriga.

Mandamentos
1. Precisas recauchutar: recauchuta-te por completo, engraxa bem a alma, não fales nem alto nem muito, domestica a ambição, veste um ar atento, respeitador, oceanicamente educado. Treina o andar, torna-lo lento, pensador. Não exaltes os gestos, dulcifica-os no porte, na postura de quem estuda, prevê e previne o acaso e o insólito. Abandona as barracas, não frequentes os dumba-nengues, não cultives o povo, faz-te ver com relevo numa igreja. Nada em ti pode trair exaltação ou alegria popular.
2. Precisas partidar: sabes onde é a sede do partido que amas. A primeira coisa que farás lá é tornar-te membro, preencheres a ficha. Não faças isso no local de trabalho: pequeno chefe é peixe sem auditório. Tens de ir pelo menos duas vezes por dia à sede do partido. Em cada primeira vez vais comprimentar os chefes, sempre cordato, estás preocupado com a saúde deles. Em cada segunda vez mostras que tudo corre bem no país, que nenhum plano está amarrotado, que a vitória é certa. Dirás tudo isso com convicção profunda, embondeiral, pausada.
3. Precisas prendar: ao fim de algum tempo, chegou a altura das prendas, tu tens o engenho suficiente para saberes prendar os chefes, com elegância, sem excesso. Mas também as esposas, os filhos, os parentes agregados. Pequenas coisas simbólicas, mas cheias da tua genuflexão insuspeita.
4. Precisas voluntariar: a pouco e pouco começas a oferecer-te para executares tarefas. As executas deligentemente, sempre citando o nome do chefe. Tudo é feito à tua custa por agora, todo o centavo gasto é rigorosamente teu. Mas fá-lo sabendo que na ponta do esforço está o futuro que almejas. Por isso te auto-estimarás.
5. Precisas desmaledicenciar: não fales mal dos outros, cada outro tem também os seus amigos, os seus grandes, as suas confrarias de influência. Não comprometas ninguém, tu estás acima do diz-que-diz. Mas quando em causa estiverem membros ou simpatizantes dos partidos da oposição e verificares que os chefes te miram, sê duro e definitivo, com abundante recurso às frases habitualmente por estes usadas.
6. Precisas palavra-de-ordemar: decora bem as palavras-de-ordem do teu partido. Nos momentos adequados, usa-las, com doçura ou com vigor, consoante o que fizer o chefe. Nada inventes, nada alteres: segue-as como os cães seguem os donos.
7. Precisas footingar: nas manhãs, cedo, nas artérias onde vivem os chefes, corre, footinga, devagar, modestamente, mas decidido. Não uses Adidas nem fato de ginástica caro: socorre-te de algo frugal. Se por acaso cruzares com um chefe, cumprimenta-lo sem excesso, mas com gratidão visível. Não olvides nunca que não és o dono do tapete, que apenas és o tapete.
8. Precisas eficientar: lá onde trabalhas serás cumpridor, zelador, chegador a horas, missionário sem falha. Não faltarás a nenhuma reunião, não deixarás de cumprir nenhuma tarefa, por mais penosa que seja. Serás o primeiro em tudo, mas atribuindo sempre ao pequeno chefe os méritos do que fizeste e farás.
9. Precisas comiciar: em tempo de comícios, tu lá estarás. A tua função consistirá apenas em seres visto no teu porte calmo, cumpridor. Mas seguirás obstinadamente os movimentos corporais e messiânicos dos chefes, aplaudindo ou vituperando com eles. Contudo, não te excedas nunca.
10. Precisas recusar-aceitando: quando, enfim, após todo um vasto tempo de coluna dobrada com elegância, te oferecerem um cargo de relevo, sonante, com direito às coisas boas e extra-reinado que bem conheces, mostrarás surpresa, dirás inicialmente que não, que não mereces, que apenas tens trabalhado pela pátria. Face à insistência do chefe, aceitarás então, com a tua promessa sólida de que cumprirás sem descanso as suas ordens. Ao saíres, não mostres nem soberba nem alegria: mostra apenas, com um belo ar de boletim-oficial, que saberás assumir nobremente o fardo. Quando estiveres livre de olhares, dá então largas à tua alegria finalmente prebendal. Venceste e por isso agora chegou a tua hora de repouso e rendimento. Terás um batalhão de pessoas para porem em acto os teus sonhos: ordens, palácio, séquito, viagens, férias, conta bancária especial, Mercedes, 4/4, reforma choruda. E já agora: agradece bem ao curandeiro e explica-lhe que ir ao curandeiro antes e depois da prebenda não deve nunca constar dos mandamentos visíveis.

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom!Muito bom.Estes mandamentos deveriam constar em todos manuais de "auto estima e superação" tipo:"Como ficar rico sem trabalhar", "Como conquistar as pessoas","Como conquistar seu chefe", etc.E mais: Como ser um idiota pensando que ninguem está percebendo...(rss)
Excelente professor! Excelente!!!

Anónimo disse...

Brilhante.

Anónimo disse...

Inédito! Agora faltam os mandamentos para ser telintelectual, telenalista, omincomentedor, para ser Dr. sem o ser verdadeiramente.

Carlos Serra disse...

Ah sim, mais mandamentos virão em próximas vezes para nos mandamentarmos melhor.

PuLa O mUrO disse...

Muito bom!! Isso está parecendo Maquiavel em "O Princípe", porém em tempos de burocracia... Quem sabe uma nova versão: "O Prebendo"

abraço,

Leonardo

Carlos Serra disse...

Sim, Leonardo. Outros mandamentos irão surgindo.