23 abril 2006

Made in Mozambique

Como tantos outros slogans que preenchem agora o imaginário político da elite política dominante, o Made in Mozambique ganha cada vez mais ressonância a par da luta contra a chamada pobreza absoluta (como se a pobreza, absoluta, relativa ou o que quer que seja, pudesse ser eliminada com o capitalismo de dumba-nengue, especulativo, que é o nosso).
Eu ouvi há dias um ministro dizer que era preciso termos orgulho naquilo que produzimos, por exemplo no açúcar, no tomate, na cerveja e coisas assim.
Mas, realmente, o que é que nós, Moçambicanos, produzimos sem ser matéria-prima? Existe uma indústria genuinamente moçambicana? Claro que não. Ter orgulho em produzir tomate e açúcar? Que imodéstia! E de quem é o capital das indústrias transformadoras de açúcar no país? Nosso não é. Cerveja? A cerveja pertence aos sul-africanos. Cigarros? Tudo sul-africano. E mesmo que as indústrias de cigarros e de cerveja fossem nossas, que pobreza absoluta a nossa com semelhante tipo de indústria!!
O que mais resta? Tomate, arroz, milho, etc.
Puseram um dístico nos aviões da LAM com o glorioso Made in Mozambique. Desde quando os Boeings são feitos em Moçambique? E faz algum sentido usar semelhante sinete de fábrica para dizer que a companhia é nossa?
E assim vamos caminhando, neste país onde chamamos parceiros a quem nos empresta o dinheiro.
O que somos nós? Mozal, dumba-nengues e chapas, isto num país onde os antigos e musculados arautos do socialismo são hoje accionistas nas empresas dos parceiros.

P.S. Talvez volte a este tema.

Sem comentários: