23 maio 2010

Os desmaios femininos na Quisse Mavota (6)

Mais um pouco da série.
No número anterior propus-vos duas definições: a de pensamento simbólico e a de pensamento simbólico de tipo analógico.
Um segundo tipo de pensamento simbólico é do tipo mágico. Em que consiste? Consiste na crença de que é possível exercer um poder directo, maléfico ou benéfico, sobre a realidade natural e social.
(continua)
Adenda às 7:34: segundo a Imensis, citando a Lusa, o Sr. Hermínio Morais, porta-voz da Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique, já absolutamente sabe por que razão desmaiam as raparigas da Quisse Mavota: trata-se de uma reivindicação dos espíritos pelo facto de o Estado ter desrespeitado a tradição.
Adenda 2 às 7:42: creio que cada vez o recurso ao contacto com os espíritos dos antepassados surge como instância protectora e/ou ajuizadora dos problemas sociais, mesmo a nível universitário, como há dias aconteceu no Instituto Superior de Artes e Cultura.
Adenda 3 às 7:54: a moldura causal (recorde a adenda 2 aqui) torna-se cada vez mais complexa. Assim, Judite Chipenembe entende que exames devem ser feitos "à estrutura do edifício, para detectar eventuais produtos tóxicos, e também à alimentação usual das alunas."
Adenda 4 às 8:26: emblemática posição a do Sr. Hermínio Morais, identificado como "médico tradicional": "É preciso respeitar os locais, onde sabemos que havia ossadas. Somos africanos, temos outras lógicas de funcionamento".

2 comentários:

ricardo disse...

Purificacao? E aquilo que Guebuza fez na mangueira da Quisse Mavota (Ku Pahla) na sua inauguracao. O que e?!

Por isso, e que eu suspeito que a cada ano, uma rubrica do OGE, denominada Ku Pahla devera ser criada para responder a estas situacoes incriveis.

Chamemo-la de P.E.P.A.P. (Paliativos Espirituais Para o Alivio a Pobreza) para melhor entendimento pelo G-19.

Disse

ricardo disse...

Outra coisa Professor, ha que escapelizar bem essa denominacao "...desmaios femininos...", porque afinal, tambem ha um caso de um MENINO que desmaiou em plena reuniao com os encarregados de educacao da Quisse Mavota (ontem) e que ja o havia feito anteriormente em presenca do pessoal da Saude. Mas que a Imprensa nao reportou.

Esse e um caso de um epilectrico que todavia, a sua condicao de saude, tem sido - inexplicavelmente - ocultada pela familia, quando existem registos medicos do paciente que atestam que aquele tem ido regularmente as consultas para controlar aquela enfermidade, que como se sabe, e deflagrada por situacoes de stress e outras susceptiveis de afectar seu quadro psicologico.

Portanto, estariamos agora perante o primeiro CASO de desmaio efectivo, mas desta feita masculino e causado por epilepsia.

E portanto incrivel, o que foi publicado ontem no NOTICIAS!