28 julho 2009

Cuxecuxe?

Alguém deixou ficar, aparentemente ontem, a espécie de "urna" da imagem à porta de entrada da casa de uma família em Lamego, distrito de Nhamatanda, província de Sofala. Depois, hoje, foi o susto e a revolta dos habitantes. Seria sorte, uma vez que a família consultara um curandeiro na véspera? Foi chamado um outro curandeiro que abriu a urna, havendo lá dentro apenas suspeitosos trapos de muitas cores e um pequeno tronco. Obrigado ao Arune Vali pelo envio da foto e da notícia.
Adenda: no campus da Universidade Eduardo Mondlane houve há anos valente preocupação depois que surgiu uma cabra com um cuxecuxe do género ao pescoço. Durante muitos dias ninguém quis aproximar-se do bicho.

1 comentário:

Viriato Dias disse...

O obscurantismo mata o desenvolvimento das mentes e de modo geral o do país. Creio que já devia haver nas nossas escolas, universidades (científicas) e da "fogueira" aulas sobre o perigo que um boato ou miticismo pode causar para uma nação. É verdade que há crenças no meio de tudo, visto que vivemos em África, porém, um cheirinho como costuma-se dizer para seperar o trigo do jóio é preciso a ver se não caimos em tentações erradas, até mesmo, para casos mais piores, o próprio linchamento!

Um abraço