24 maio 2010

Os desmaios femininos na Quisse Mavota (7)

Mais um pouco da série.
Nos dois últimos números propus-vos definições de pensamento simbólico, pensamento simbólico do tipo analógico e pensamento simbólico do tipo mágico.
Falta, agora, falar-vos de forma breve sobre o pensamento simbólico do tipo alegórico.
Pensamento simbólico do tipo alegórico é aquele que consiste em tomar à letra expressões que, na ralidade, são formas de comunicação simbólica.
(continua)
Adenda às 6:11: com grande destaque, o "Notícias" online de hoje ostenta o seguinte título: "Caso "Quisse Mavota": quedas poderão ser sanadas via tradição". Aqui.
Adenda 2 às 6:14: em 2006 ocorreram desmaios na escola desde que a direcção se reuniu com estudantes para preparar uma visita do presidente Quebuza. Pessoas da comunidade local e guardas da escola disseram que os desmaios eram provocados pelo espírito do vovô Quisse. Eis a parte final de uma postagem minha de 5 de Julho de 2006: "O director alegou que a imputação causal é falsa, os alunos desmaiados também (argumentaram que já desmaiavam muito antes da preparação da visita do presidente), uma socorrista atribuiu o fenómeno à asma e a deficiências alimentares, mas a comunidade de Zimpeto e os guardas da escola estão firmes e dizem que o responsável pelo fenómeno é o zangado espírito do vovô Quisse (“Notícias” de hoje, p.15)."
Adenda 3 às 6:26: complicada é a gestão dos espíritos, sempre omnipresentes na crença popular. Por exemplo, recorde a posição das Igrejas Zione sobre as mechas, consideradas portadoras dos maus espíritos, em postagem minha aqui.
Adenda 4 às 6:47: creio que de forma cada vez mais clara e sistemática, a AMETRAMO torna-se a instância decisiva de explicação de determinados fenómenos sociais, totalmente apoiada no pensamento simbólico do tipo analógico. E isso está a dar-se numa escola do ensino secundário. Aqui e acolá e a propósito dos "desmaios", há sinais evidentes de desvalorização do pensamento científico. Num caso como o da Quisse Mavota, ostentá-lo pode dar origem ao estigma. A teoria de Hermínio Morais: "Somos Africanos, temos outras lógicas de pensamento" (adenda 4 aqui). A este propósito (sobre a "metafísica da diferença", como escreveu um dia Achille Mbembe), talvez não seja má ideia conhecer as ideias de Hegel.

3 comentários:

Anónimo disse...

PROF.
Gostaria que me confirmasse se corresponde a verdade a noticia que anda no ar AGOSTINHO E UM OUTRO COMPARSA ABATIDOS NA MATOLA.
FONTE:STV
MARIO LITSURI

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo informe.

ricardo disse...

E muito mais facil acreditar nos "espiritos" da Quisse Mavota do que na partidarizacao do Aparelho do Estado...

P.S. Efectivamente, o fulano foi abatido, perto da Josina Machel, mas foi abandonado na Matola pelos comparsas.