Hoje, na STV, 22 horas, no programa Debate da Nação, com direcção do jornalista Arsénio Henrique, o tema será O papel da universidade na sociedade. Estarei lá juntamente com o reitor Lourenço do Rosário da Politécnica, o vice-reitor Ângelo Macuácua da UEM, o administrador da Universidade Técnica (lamentavelmente não me ocorre agora o nome) e muitos estudantes de várias universidades.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Caro professor!
Aceite por favor receber os meus parabens pela forma académica como interviu no programa televisivo "Debate da Nação", que passou ontem na STV. Acho que muitos, são os "académicos" que devem aprender a separar "alho de bugalhos", ou seja, senso comum de conhecimentos científicos. É deveras importânte que um académico que se prese ser, fale com base em estudos feitos e não em senso comum! Força professor é desse tipo de acdémicos que o pa´s precisa!!!!
OBS: Ontem voltou a notar-se um défice na matéria em causa por parte do jornalista que conduziu o debate.....
A minha inocência não me deixa a luz com relação ao tipo de pesquisa para determinar "o papel da Universidade na sociedade" talves depois de me mostrar a pergunta de partida.
Professor,
Lamento informar que à hora tardia em que o debate foi para o ar (depois do futebol) nada acompanhei.
Sou dos que acorda antes da 6h00 para ir trabalhar.
Contudo, faço votos que os pontos nucleares do mesmo sejam reavivados neste blog
Enviar um comentário