23 maio 2009

Tempos internéticos: Sarkozy no Facebook

Mais rapidamente do que pensamos, os políticos vão aprendendo as virtudes da internet e, especialmente, a empatia criável em programas interactivos como Twitter, MySpace, Hi5 ou Facebook. Na França, por exemplo, o presidente Nicolas Sarkozy faz uso do Facebook, vejam lá o ar jovial, sinérgico, de cidadão comum, que ostenta, reparem que há lá quase 104 mil apoiantes. Em Moçambique, a descontrução da imagem clássica, convencional, pesada, severa, puritana, envelhecida, do dirigente balalaica-estrutura ou casaco-e-gravata, apenas está em prática do lado de Deviz Simango, que se apresenta de jeans e em camisa de manga curta em comícios e encontros com o povo (já agora, vejam o seu Hi5). Corrijam-me se eu estiver enganado. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência desta portal em francês, aqui.
Adenda às 13:21: fiz com que o Eng. Deviz Simango respondesse hoje a esta pergunta: apresenta-se normalmente de forma simples, de jeans. Por quê? Resposta: "O homem vale por aquilo que transporta no seu interior e não por aquilo que queira dar a entender, aprendi na vida que temos de transmitir simplicidade para vivermos e aprendermos os ensinamentos de outrem."

5 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

Tem uns dotes, de leitura de imagem, e tendencia de moda, francamente apurados.

Sem qualquer duvida, esta muito certo o que o professor diz.

O Formal, a Balalaica, o casaco e gravata representam o passado, pesado, envelhecido, onde se pretendia transmitir responsabilidade.

Hoje,a tendencia de Moda vai para o Jovial, Livre, Activo, Feliz, Humano, Saudavel, Movel e Inteligente.

Sao Jeans, Notebooks, cellphones, ipods, Internet, bodybuilding, self-expression.

Cumprimentos
Abdul Karim

Viriato Dias disse...

Francisco Louçã, líder do bloco da esquerda em Portugal nunca pôs gravata vida, alega ser algo excessivamente fútil para ele. Os deputados espanhóis, a título de exemplo, no verão vão de camisetes à assembleia nacional local. Entre outras coisas dizem que é para poupar o custo de energia que é elevado. Enfim, é mais um exemplo da diferença que tenho aqui digo, é preciso fazer coisas diferentes para termos resultados diferentes, desde que sejam coisas boa.

Um abraço

Anónimo disse...

Boa Daviz,
Boa Abdul Karim

Unknown disse...

Essa de pôr os políticos na moda é boa. Ora convenhamos, às vezes os políticos ditam a moda. Se se lembram tivemos o caso das camisas de Mandela que ate hoje nao desapareceram. Porquanto o Presidente Guebuza, nos comícios, quando não vergando as habituais camisetes coloridas do partido Frelimo, coloca camisas longas e sem gravata nem paletô.
Portanto não é só a Política que está na moda, mas a moda pode também estar na política.

cesar augusto disse...

olá amigo sociólogo moçambicano, gostaria que você analisasse no Blog http://cesarauth.blogspot.com o texto que comenta certa postura Sarkozyniana, e deixasse uma avaliação pessoal como comentario, sinta-se em casa em meu blog.

Cesar Augusto da Rosa Soares