Mais rapidamente do que pensamos, os políticos vão aprendendo as virtudes da internet e, especialmente, a empatia criável em programas interactivos como Twitter, MySpace, Hi5 ou Facebook. Na França, por exemplo, o presidente Nicolas Sarkozy faz uso do Facebook, vejam lá o ar jovial, sinérgico, de cidadão comum, que ostenta, reparem que há lá quase 104 mil apoiantes. Em Moçambique, a descontrução da imagem clássica, convencional, pesada, severa, puritana, envelhecida, do dirigente balalaica-estrutura ou casaco-e-gravata, apenas está em prática do lado de Deviz Simango, que se apresenta de jeans e em camisa de manga curta em comícios e encontros com o povo (já agora, vejam o seu Hi5). Corrijam-me se eu estiver enganado. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência desta portal em francês, aqui.
Adenda às 13:21: fiz com que o Eng. Deviz Simango respondesse hoje a esta pergunta: apresenta-se normalmente de forma simples, de jeans. Por quê? Resposta: "O homem vale por aquilo que transporta no seu interior e não por aquilo que queira dar a entender, aprendi na vida que temos de transmitir simplicidade para vivermos e aprendermos os ensinamentos de outrem."
5 comentários:
Professor,
Tem uns dotes, de leitura de imagem, e tendencia de moda, francamente apurados.
Sem qualquer duvida, esta muito certo o que o professor diz.
O Formal, a Balalaica, o casaco e gravata representam o passado, pesado, envelhecido, onde se pretendia transmitir responsabilidade.
Hoje,a tendencia de Moda vai para o Jovial, Livre, Activo, Feliz, Humano, Saudavel, Movel e Inteligente.
Sao Jeans, Notebooks, cellphones, ipods, Internet, bodybuilding, self-expression.
Cumprimentos
Abdul Karim
Francisco Louçã, líder do bloco da esquerda em Portugal nunca pôs gravata vida, alega ser algo excessivamente fútil para ele. Os deputados espanhóis, a título de exemplo, no verão vão de camisetes à assembleia nacional local. Entre outras coisas dizem que é para poupar o custo de energia que é elevado. Enfim, é mais um exemplo da diferença que tenho aqui digo, é preciso fazer coisas diferentes para termos resultados diferentes, desde que sejam coisas boa.
Um abraço
Boa Daviz,
Boa Abdul Karim
Essa de pôr os políticos na moda é boa. Ora convenhamos, às vezes os políticos ditam a moda. Se se lembram tivemos o caso das camisas de Mandela que ate hoje nao desapareceram. Porquanto o Presidente Guebuza, nos comícios, quando não vergando as habituais camisetes coloridas do partido Frelimo, coloca camisas longas e sem gravata nem paletô.
Portanto não é só a Política que está na moda, mas a moda pode também estar na política.
olá amigo sociólogo moçambicano, gostaria que você analisasse no Blog http://cesarauth.blogspot.com o texto que comenta certa postura Sarkozyniana, e deixasse uma avaliação pessoal como comentario, sinta-se em casa em meu blog.
Cesar Augusto da Rosa Soares
Enviar um comentário