02 abril 2009

O poder de poder podendo

Sei que a coisa já se passou há dias. Mas como eu recordava o que se passou há dias (estive ausente e doente), achei bem aqui dar conta disso. Disso o quê? Da sombria ameaça do governador de Tete, Idelfonso Muanathatha, contra o jornalista Bernardo Carlos. Citando o "Notícias", que deu conta de um comunicado do Misa-Moçambique:

"(...) “a verdade tem o seu preço, tem as suas consequências”. Em tom enfático, dirigiu-se (o governador, C.S.) ao jornalista perguntando: “Queres que um dia eles venham a sofrer pelo resultado do que escreves? Sabes o que aconteceu com o jornalista Carlos Cardoso? Não te admires se um dia acordares sem o braço que estás a usar para me acotovelares”. Já na manhã do dia seguinte (17 de Março), o Governador de Tete voltou à “carga”, dirigindo-se aos jornalistas acima referidos, para retomar as ameaças da noite anterior ao nosso correspondente. “Você me acotovelou bem e para saberes bem, eu não quis falar-te disso em privado. Preferi aqui na presença dos teus colegas e quero ver o que vais escrever depois desta visita. Cuidado com o sabor das verdades”, terá frisado Muananthatha, citado pelos jornalistas que presenciaram o facto em contacto com o MISA-Moçambique."

Adenda: leia a posição da organização Repórteres sem Fronteiras, aqui. Sobre Carlos Cardoso, recorde aqui.

4 comentários:

umBhalane disse...

Salvo melhor e comprovada opinião,

este Governador, SIM.

ESTÁ sintonizado, ESTÁ em linha.

Mas também um pouco moderado.

Sempre pensei que cortavam a cabeça!

Se moderaram, afinal.

Anónimo disse...

Ameaca de morte e crime em Mocambique.

Sir Baba Sharubu disse...

Bad news, Mozambique !
Governor Ildefonso Muanathatha did Mozambique a disservice. He should have submitted his resignation from government.

Reflectindo disse...

Eu gosto de entender discursos. Será que o Governador Muanathatha está nos provar os autores morais e as causas do assassinato de Carlos Cardoso?