De acordo com a agência Reuters, a Zâmbia pediu uma reunião de urgência dos líderes da África Austral para discussão do impasse gerado pela não saída dos resultados das eleições presidenciais no Zimbábuè. O presidente zambiano, Levy Mwanawasa, que actualmente preside à Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), de que Moçambique faz parte, afirmou em Lusaka que a crise exige uma posição concertada. O encontro está agendado para sábado. Se quer ler em português, use este tradutor.
Nota: finalmente um passo político dado na SADC ao mais alto nível.
1.ª adenda às 19:59: um porta-voz do MDC afirmou que de acordo com dois oficiais seus o Centro de Comando Nacional das eleições foi encerrado (computadores incluídos) antes que o processo de verificação dos votos tivesse começado e que a verificação era agora "privada". Confira aqui. Obrigado ao LA pelo envio da referência.
2.ª adenda às 20:43: o diário governamental zimbábuèano The Herad afirma na sua edição online de hoje que o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, pediu à ZANU-PF para ser acomodado como um dos vice-presidentes num governo de unidade nacional. Confira aqui.
3.ª adenda às 21:06: segundo a Rádio Moçambique no seu noticiário das 21, o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, vai efectuar uma viagem por países da África Austral.
5 comentários:
Ainda essa manhã me perguntava no meu mundo quando é que os problemas do Zimbabwe passariam a preocupar a região.
Essa notícia do Herald (pedido de acomodação feita pelo Tsvangirai, só pode ser uma manobra de desinformação....da grande....
Os últimos desenvolvimentos no zimbabwe mostraram claramente que Mugabe nem sequer conseguiu votos suficientes para uma segunda volta. Só não vê quem não quer! Mugabe e o seu partido até devem ter tentado manipular os números mas, a diferença deve ser tão grande... é realmente uma pena...
Vamos aguardar, especialmente por sábado, reunião da SADC, vejam mais acima.
Infelizmente não espero muita coisa dessa cimeira. A julgar pelos antecedentes, a cumplicidade dos membro do "club de amigos" como Reflectindo Moçambique chama a SADC.
Enviar um comentário