18 março 2008

Existe o zicoísmo? (3) (prossegue)

Prossigo estas notas frustes.
Com a nova canção de Zico, Nakudjula Hi Doggystile (algo traduzível para "Quero à moda do Cão"), entramos na segunda ideia, a ideia da realização da msculinidade viril e sedenta expressa como ideia primeira em Maboazuda.
Agora a questão já não consiste em afirmar que cada mulher é alvo do desejo, mas em estruturar o campo da realização desse desejo. Surge, aqui, então, o campo sexual em si, não qualquer campo, digamos que um campo sexual considerado normal, mas uma espécie de proposta subversiva de kama sutra. Por isso, como revela a nova canção de Zico, "No escritório PODE, no mato PODE, no carro PODE...."
Por outras palavras, tal como não importa a mulher que surge, também não importa a posição sexual que se assume, melhor, que se impõe. Qualquer posição é válida, em qualquer parte se pode (alguém me disse que o "p" se altera quando cantado, mas preciso de estudar isso ainda). E pode-se, claro, caninamente também. O enunciador não está preocupado com a opinião da parceira. Também aqui ele a fagocita, lhe impõe a norma, a regra, o definitivo.
Temos, portanto, afirmados, desejo e materialização. Num dos mais imediatos e delicados campos do comportamento: o sexual, não um sexual qualquer, mas um sexual construído pelo proibido, pelo desejado na penumbra, pela escondido canino. Aqui não se pensa: sente-se e faz-se. O cantor não quer fazer pensar, apenas quer fazer sentir, sentir sexualmente. O falo comanda a vida.
Importa, agora, entrar na terceira ideia, uma ideia complexa: a de que o zicoísmo é um sistema a dois níveis, enquanto enunciado e enquanto realização de expectativas.

16 comentários:

Anónimo disse...

professor, creio que lhe interessera ver estas fotos sobre tibetanos mortos nas manifestacoes.

http://www.freetibet.org/press/pr180308.html

Carlos Serra disse...

Obrigado, acabei de ver, fiquei muito chocado. E tão mais chocado por tomar consciência de que nada sei da história tibetana. Terei de tentar corrigir isso.

Anónimo disse...

(alguém me disse que o "p" se altera quando cantado, mas preciso de estudar isso ainda).

Interessante isto!!! Também gostaria de ver um estudo sobre isso.

Bom dia Prof

Maxango

Nelson disse...

À uma uma postagem no "meu mundo" recebi o seguinte comentário:
"Antes de explanar a minha (repito, minha) opinião, devo lembrar que de musico o Zico não tem nada, trata-se apenas de um tipo que se limita a juntar palavras em cima de uma melodia. Se querem falar de musicos, aí teriamos que falar sobre Wazimbo, José Mucavele, Pfani Pfumo, o já falecido casal Chongo, Alexandre Mazuze, Salimo Muhamed, Stwart Sukuma, Ali Faque, Elvira Viegas, Mingas e outos tantos, que de facto, fazem MUSICA.

Reparei nos comments anteriores que de certa forma se procura um culpado para a publicação de certos "sons mosicais" com um tipo caracteristico de mensagem (mulheres, dinheiro, boa vida, premiscuidade, etc etc), que é comum a toda essa comunidade de entitulados fazedores de "musica".

Na minha opinião, o primeiro e principal culpado não é quem faz a "musica", ou que edita a musica, mas sim NOS OS CONSUMIDORES. Porque se nos não consumirmos esse genero musical, certamente deixara de passar nas rádios, televisões, dicotecas etc, etc.
Nos os consumidores se não tivermos um alto cú e um bom par de mamas meio desnudas a abanerem na telivisão, nem pra ela olhamos ou simplesmente mudamos de canal.

Agora, é deveras inquestionável, a falta de senso social de alguns "cantores" como o caso da Dama do Bling que expõe o intimo femenino (a gravidez) com a maior leviendade, o Zico que escreve.....doggy Style, e tantos outros que apenas o fazem porque nada mais sabem fazer, tamanha a ignorância!

Não os podemos impedir de pensarem e agirem da forma que o fazem, mas certamente podemos não consumir o fruto da falta de respeito, sensibilidade, arte, saber, cultura desses pseudo-cantores.

...fui, mas volto....."

Carlos Serra disse...

Deverei prosseguir ainda hoje a série, de alguma forma pegando no tema dos desejos dos "consumidores".

Nelson disse...

Interessante esse lado dos consumidores. O ovo ou a galinha? Usando essa questão milenar me questionei quem "manda" em quem? Consumimos porque produzem ou produzem porque consumimos?

Anónimo disse...

Professor, para além das palavras e vídeos que somos obrigados a ouvir nas rários e televisões 8que nem se quer nos dão alternativas... se mudas de canal, encontras a mesmíssima coisa) com conteúdos e imagens obsenos, deste jovem(Ziqo ou Zico), ele foi mais longe gravou cenas pornográficas, onde ele aparece em pleno acto sexual (a moda daqueles rappers americanos). Essas imagens já circulam na internet. É esse tipo de "músicos" que queremos?

Therere.

Anónimo disse...

saudações a todos que podem aceder a minha modesta opinião.

acho bastante interessante a leitura que o prof faz do fenómeno(?) "Zicoísmo", contudo não pactuo da mesma leitura. na minha opinião o CANTOR ziqo é apenas a expressão daquilo que muitos jovens da nossa urbe pensa, faz e acredita. a "baixeza" (não sei se é assim que se escreve) das suas letras não se limita ao seu fraco nível de estudo como indivíduo, mas faz parte duma corrente de jovens cuja mentalidade é essa. Não concordo que problematizemos o pensamento do ziqo (individualmente) mas sim dessa massa juvenil.

quanto ao próprio ziqo, penso que a abordagem que poderemos fazer (de forma furtuita) é avaliar o impacto que a exposição desta sua forma de ver o mundo tem nos demais, atendendo e considerando que se trata de uma figura pública (graças a nós consumidores como sabiamente apontou NELSON).

sem mais....tenho dito

Carlos Serra disse...

Aguardem a continuidade da série...Abraço!

Nelson disse...

Quero concordar com a visão do anónimo segundo a qual Ziqo representa oque muitos "muitos jovens da nossa urbe pensa, faz e acredita". Resta agora entender quem ou como se molda essa tendência nos jovens. Pode ser o tal ziquismo que cria ou esse serve apenas para tirar proveito.

Anónimo disse...

Vou mais longe dizendo que nao nos deviamos limitar apenas a net porque grande parte dos consumidores e admiradores desse Zico nao teem acesso a este site.
A minha opiniao vai mais longo , sugerindo que o debate seja levado mais longe e tratado em voz mais alta para que o Ziqo saiba o quando repugnamos seus actos de indecencia e pura ma criacao.Somos uma sociedades com principios morais e ate certo ponto conservadora para alem de que estamos em Africa onde a intimidade ainda deve ser preservada.Falemos mais alto.Usemos os mesmos canais usados para o afamar para com a mesma agressividade DIFAMA-LO.
Obrigado prof.Va em frente levando-nos a reflexoes seria

Anónimo disse...

Compreender esse ziquismo forca-nos a encarar a historia da producao da juventude deste pais que de seiva da nacao quando, os do poder eram jovens passou a ser o garante do futuro, quando os do poder deixaram de ser jovens. Com esse deixar de coisas a preocupacao com o bem publico voltado para o crescer do jovem foi jogado no lixo, afinal os seus filhos ja podiam ir estudar nas melhores escolas fora do pais, onde o bem publico para com o jovem continua uma preocupacao. Reduzir o problema ao ziquismo e culpar as cheias pelo desalojamento de milhares de pessoas, ignorando que as cheias resultam da gestao de barragens, no caso politicas juvenis torna a nossa compreensao clara como a agua, mas uma agua bem turva. Enquanto mas orientacoes partidarias disseminadas e repetidas por espantalhos repetidores de coisas que mal percebem, o pais continuara mcrogerizado, com zicoismos, com dablings, para falar da musica so mas estende-se a outras areas da sociedade. O mais importante continuara a ser alugar um mercedes para parecer, usar fundos do Estdo para comprar 4x4 porque a cidade tem buracos no lugar de contruir e melhorar estradas, conduzir com um copo de whisky a mao, vir a publico dizer que tem 50 pares de sapatos directamente vindos da Italia, mais caros que a casa que nao tem, a lista e enorme. Vem ai as campanhas eleitorais, vejamos o que acontece depois de Mocambique esta iluminado do Rovuma ao Maputo, e mocambicano so quer marrabenta, tudo o resto que existe e lixo ou quem quer nao e mocambicano. Aqui em Mocambique parece que o que e podre e que e promovido para legitimar a continuidade do outro podre instituido. O que me preocupa nao e o grito dos maus, mas o silencio dos bons-Luther King, ou nao os ha aqui em Mocambique?

Anónimo disse...

(Somos uma sociedades com principios morais e ate certo ponto conservadora para alem de que estamos em Africa onde a intimidade ainda deve ser preservada). Porque e imoral sexo comparativamente a centena de pessoas mortas na explosao de malhazine ao 200 mil desempregados que o professor apontou aqui? Porque e imoral sexo e nao os niveis gritantes de desigualdade social que o pais vive? Poeque e imoral sexo, mas nao a existencia de inumeros predios na cidade de Maputo vazios, quando milhares de jovens nao tem habitacao e vivem em dependencias ou terracos? Viu o video? Se viu como foi parar as sus maos? Tem certeza que o proposito do video foi sua disseminacao publica? Deixe acrescentar que neste pais existem milhares de fotos e filmes de actos sexuais. E importante saber o ponto de vista do Zico e nao existe artigo algum que impeca as pessoas de filmarem actos sexuais como tal. Zico pode ser usado como ponto de entrada para reflectir varios assuntos mas Zico nao e o problema. E acusar Zico e usar a tactica de avestruz crucificar o jovem por um assunto que acontece na sociedade mocambicana como fruto de uma complecidade de factores, e que muitos de nos ajudamos a criar e a manter. E fugir da responsabilidade de assumir a historia da juventude do pais e sobretudo de pensar como ela pode ser redesenhada a bem dos jovens e do pais.

Carlos Serra disse...

Logo que acabar aqui uma coisa, prossigo a série...

Anónimo disse...

O RESPONSAVEL PELA PUBLICACAO DAS IMAGENS PORNOGRAFICAS E QUE DEVE SER CRITICADO.
NAO SEI POR QUE TANTO ALARIDO, SE ATE TENHO VISTO MENSAGENS NA INTERNET A SOLICITAREM O ENVIO DO VIDEO DO MOMENTO.
TEM OU NAO O ZICO (OU QUALQUER OUTRA PESSOA)O DIREITO DE FAZER UM VIDEO PARA GUARDA-LO PARA A POSTERIDADE (MESMO QUE ESSE VIDEO SEJA PORNOGRAFICO)?
POR ACASO O ZICO ENVIOU O VIDEO PARA OS NOSSOS TELEMOVEIS, OU TERA SIDO ELE A ENVIA-LOS PARA OS NOSSOS CORREIOS ELECTRONICOS,OU, MELHOR, TERA CRIADO ELE SITES PORNOGRAFICOS E FEITO A PUBLICITACAO DOS MESMOS?
OU SO ESTAVAM A ESPERA DESTA OPORTUNIDADE PARA SACRIFICAREM CRUELMENTE O POBRE ZICO?
VALHA-NOS DEUS!

Anónimo disse...

QUE EU SAIBA, ZICO NAO TEM O NUMERO DO MEU TELEMOVEL, NEM TAO POUCO O MEU E-MAIL, MAS EU RECEBI AS IMAGENS DO VIDEO, DO FAMOSO VIDEO.
TALVEZ O CANTOR ZICO TENHA PARTILHADO O VIDEO PORNO COM UM DOS SEUS AMIGOS E ESTE O TENHA LEVADO AO PUBLICO.
JURIDICAMENTE FALANDO, NAO BASTA QUE AS CENAS SEXUAIS DE ZICO TENHAS CAIDO EM PUBLICIDADE; E AINDA NECESSARIO QUE SE PROVE QUE FOI O PROPRIO ZICO A PUBLICITAR OU A AUTORIZAR A PUBLICITACAO DAS IMAGENS EM CAUSA. EM QUALQUER CIRCUNSTANCIA, O SEU COMPORTAMENTO NAO E CRIMINALMENTE REPROVAVEL.