08 maio 2007

Firewall bloqueia portais moçambicanos





Hoje fiz algumas experiências com um portal que encontrei na net depois de ter lido coisas que não sabia. Por exemplo, testei os quatro portais constantes das imagens em epígrafe no portal encontrado: todos bloqueados por um firewall, como reparais. Testei montes de outros, mesmo de poesia, mesmo fotoblogs. Nada resultou. Façam vocês o teste com outros portais, incluindo o vosso. E, já agora, gostava de ouvir comentários, até porque nada entendo de informática. Acresce que verifiquei haver dezenas de entradas na net, se não mesmo centenas, abordando o fenómeno. Enfim, regra geral sempre chego atrasado ao conhecimento de certas coisas.

5 comentários:

Bayano Valy disse...

A China é um dos país mais eficientes em bloquear o acesso à sites não desejáveis. A Arábia Saudita também não fica atrás. Essa tendência é simptomática de países com menos liberdades de expressão, imprensa e acesso à informação. Há muitos casos documentados de pessoas presas após terem estado a aceder à páginas censuradas pelo governo.

O engraçado é que mesmo o portal do governo de Moçambique é bloqueado, para não dizer o da Frelimo. Posso até entender as razões que levam com que não se tenha acesso ao site do Notícias.

Visto haver sinais de que este governo gosta de controlar quase tudo mesmo, é bom estarmos atentos.

Egidio Vaz disse...

O meu blog pode ser visto da China. Ainda bem que assim seja. Aliás, a Sónia Muchate, jornalista e estudante na China tem visitado com frequencia.

Anónimo disse...

Resultados obtidos atraves deste site nao maioritariamente contraditorios. Sem querer dizer que sejam falsos, o certo e que nao sao muito fiaveis.Podem variar de um dia para o outro. Independentemente da realidade sobre censura que existe na China.

Importa referir que a censura na China, nao e so feita pelo Govreno, mas tambem pelos ISPs. Dai que a Sonia pode ver o Blogue do Egidio numa provinicia e nao noutra.Isto se por qualquer razao, alguem decidir bloquea-lo.

SP

Carlos Serra disse...

São vários os IPs pelos quais somos visitados. Entretanto, creio que SP pode ter razão.E, já agora,leia o que na net se diz a propósito do papel da Google.

Anónimo disse...

Creio que quando disse deste site, nao fui mal compriendido, porque referia-me ao GreatFirewall.

Quanto ao Google, definitivamente assume-se como mais do que um "search engine".

SP