30 maio 2007

Identidade moçambicana - o problema de Olívia (1)

"Hoje, vivo nesta múltipla realidade, em que um pouco de cada coisa do mundo disputa lugar nas minhas preferências, incluindo as deste país. Entretanto, oiço um gritante apelo para a valorização da tradição. Afinal, de que tradição se está a falar? De tudo quanto aprendi ao longo da minha vida, ou de tudo quanto os meus ascendentes aprenderam na altura em que eram mais novos?"
Eis uma admirável introdução da jornalista Olívia Massango a um tema sobre o qual aqui escreverei um pouco.

3 comentários:

Anónimo disse...

 Dá gosto ler os textos de Olívia Macamo: jovem de espírito aberto, frontal, pragmática.
 É cómodo falar de tradições quando o bem-estar nos entra pela casa dentro. É fácil apregoar: “façam o que eu digo, não o que eu faço”.
 Depois de mais de 30 anos de independência nacional, temos gerações de jovens nascidos nas cidades ou subúrbios donde nunca saíram, cujos valores vão sendo assimilados da vivência diária e do mundo que lhes entra pelas casas e olhos adentro.
 Preocupemo-nos em registar o passado, com os poderosos meus tecnológicos ao nosso dispor, mas libertemo-nos o mais rápido possível da forma como viveram os nossos antepassados e como hoje vivem ainda milhões de moçambicanos: sem água potável próxima, sem posto de saúde, com escolas precárias, sem cantina, sem transportes.
 Para que tal aconteça, é fundamental que o Governo mude as suas políticas de incentivo ao desenvolvimento do meio rural, de modo a que os níveis de bem-estar melhorem substancialmente no campo e assim se reduza a atracção pelos subúrbios dos centros urbanos e os consequentes efeitos negativos.
 Numa recente palestra do MPD sobre Poupança, foi referido que 65% da população nacional vive no meio rural. Ainda há poucos anos era da ordem dos 80%. A política do Governo, de fazer do Distrito o pólo de desenvolvimento parece estar a ser mal interpretada: na realidade, estão a fazer da Capital do Distrito o pólo de atracção da população. Daí os números recentes o MPD. Preocupantes!
 Parece urgente repensar as formas de levar mais bem estar ao meio rural, mesmo que isso ponha em risco alguns usos e costumes tradicionais, como andar 10 kms para ir buscar 20 litros de água.
Um abraço,
FM

Carlos Serra disse...

A sua intervenção obriga-nos, a todos nós, a reflectir,

Carlos Serra disse...

Faltou-me dizer uma coisa sobre Olívia: ela é brilhante. Leio-a sempre.