O mediafax assinala sexta-feira o seu 15.º aniversário. Nasceu a 25 de Maio de 1992, este primeiro jornal independente do país transmitido via fax, técnica inovadora na altura, técnica que permitiu, a pouco e pouco, o nascimento de muitos outros jornais. O seu primeiro editor foi Carlos Cardoso, assassinado a 22 de Novembro de 2000.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Caro Carlos Serra, tem " algo " que lhe é dedicado no Caderno de Campo. Espero que goste ...
EuroAbraço (com África à mistura )
*
Isabel victor
Parabéns ao Mediafax e, fundamentalmente, ao seu fundador, Carlos Cardoso! O aniversário do Mediafax deverá constituir um factor de motivação para o fortalecimento da imprensa livre e independente de Moçambique.
Porque o aniversário do Mediafax esta intrinsícamente ligado à Carlos Cardoso, sugeria que fosse exaltado o papel de Carlos Cardoso, enquanto que jornalista, e a necessidade de caminharmos rapidamente para um jornalismo credivel, independente, mais elaborado e investigado.
António Aljofre
Obrigado, Isabel, já vi. Ático, absolutamente ático!
Estou a tentar encontrar o primeiro número do mediafax. Vamos a ver se tenho êxito. Abraço, Aljofre!
Enviar um comentário