19 maio 2007

Zimbábuè despovoa-se com inflação de 3.700%


"Neste momento calcula-se que já tenham entrado na África do Sul até 3 milhões de ilegais que fogem da crescente crise económica e política zimbaueana. (...) Mas os imigrantes arriscam tudo isto para fugir à realidade do Zimbabué onde a taxa de inflação já ultrapassou os 3.700%, a taxa mais elevada do mundo."

2 comentários:

chapa100 disse...

com este andar a diplomacia silenciosa vai produzir milhoes de deslocados no zimbabwe. algumas informacoes de amigos, estao a emigrar do zimbabwe jovens professores e enfermeiros para paises vizinhos. alguns estabelecimentos turisticos em manica, beira e inhambane ja temos la zimbabweanos como ajudantes de cozinha e empregados de mesa. ate agora estamos a receber jovens escolarizados e especializados, mas nao sei por quanto tempo. e ja temos algumas situacoes de mocambicanos imigrantes no zimbabwe querendo regressar a mocambique, espero nao ver conflitos de terra e lutas no dominio do comercio informal nos varios mercados dan zona centro do pais com a chegada dos mocambicanos e seus irmaos zimbabweanos. na africa do sul o factor lingua e profissionalismo de zimbabweanos tem ajudado a sua integracao, em mocambique alem do area turistica e ensino de ingles, nao vejo outros lugares economicos de integracao.

vamos ficar atentos. e ter fe que a "famosa diplomacia silenciosa" funcione rapida.

Carlos Serra disse...

Já em 1997/8 eu me apercebi do peso crescente dos Zimbabueanos na Beira, por exemplo ao nível dos mercados informais (zona do Goto, em particular). Na mesma altura, o mesmo fenómeno em Tete.