16 maio 2007

Aconteceu

Numa experiência inédita, Joshua Bell, um dos mais famosos violinistas do Mundo, tocou incógnito durante 45 minutos numa estação de metro de Washington, de manhã, em hora de ponta, despertando pouca ou nenhuma atenção. A iniciativa foi da responsabilidade do jornal "Washington Post", que pretendeu lançar um debate sobre arte, beleza e contextos. Ninguém reparou também que o violinista tocava com um Stradivarius de 1713 - que vale 3,5 milhões de dólares. Três dias antes, Bell tinha tocado no "Symphony Hall de Boston", onde os melhores lugares custam 100 dólares, mas na estação de metro foi ostensivamente ignorado pela maioria. A excepção foram as crianças, que, inevitavelmente, e perante a oposição do pai ou da mãe, queriam parar para escutar Bell, algo que, diz o jornal, indicará que todos nascemos com poesia e esta é depois, lentamente, sufocada dentro de todos nós." Foi estranho ser ignorado" - disse Bell.
____________________
O meu obrigado ao MG por me ter chamado a atenção para este caso.

5 comentários:

Bayano Valy disse...

Linda experiência. Fora as conclusões do jornal, também penso que fingimos que gostamos de arte e estética, quando na verdade os nossos ouvidos não estão cultivados para tal. É uma questão de aparências - queremos ser vistos em eventos onde as elites participam para fazermos de conta que pertencemos.

Quantos de nós aos domingos à noite escutamos a Rádio Cidade para ouvir música clássica? Me parece que precisamos que alguém nos diga que isto é bom para dizermos que é bom - será a educação que nos é dado?


Também pode significar que as pessoas na páravam para escutar porque não tinham tempo para o fazê-lo. É lugar comum se falar da "correria" dos ocidentais.

None disse...

Também agradeço a divulgação da notícia. Muito interessante esta iniciativa.
Opiniões não faltarão para explicar os motivos que levaram as pessoas a não parar para ouvir Joshua Bell.
A pressa, o ruído envolvente, a falta de sensibilidade para este género de música.
Na verdade, para qualquer tipo de música, é preciso ter o ouvido "educado".
Pessoalmente, não consigo entender a ópera chinesa, dificilmente me concentro em música contemporânea, mas ficaria a ouvir este concerto no metro.

Carlos Serra disse...

O fundamental a reter, creio, é o anonimato em que pode cair seja quem for que mergulhar em locais de circulação rápida de multidões temporárias.

None disse...

Professor, concordaria consigo imediatamente, se a experiência tivesse sido feita com um grupo da pop-musica, de grande êxito actual e o resultado tivesse sido o mesmo.
Só me lembro da Madonna....para esta experiência (devido à minha desactualização). Pensa que seria ignorada pela multidão?
Atrevo-me a pensar que haveria problemas naquele local por afluência excessiva de pessoas.

Carlos Serra disse...

Bem, de facto não devo ser tão taxativo.