18 abril 2007

Hoje: "diário de um sociólogo" faz um ano de vida







Faz hoje um ano que o diário foi criado. A primeira postagem foi efectuada quando eram 1.26 de 18 de Abril. São hoje 1396 postagens, a contar com esta, o que dá aproximadamente 116 por mês e quatro por dia. A frequência diária de leitores, que começou por oscilar, nos primeiros seis meses, entre 30 e 70, está agora situada, de acordo com os vários contadores que tenho, por exemplo em 140 (eXTReMe), 160 (Site Meter), 246 (AddFreeStats), 260 (Histats.com), 277 (shinyStat) e 344 (ClustrMaps).
Calculo que cerca de 70% dos leitores são permanentes e muitos deles visitam o diário mais do que uma vez por dia.
A partir deste blogue, criei e fiz publicar dois livros.
A pouco e pouco, ele tornou-se, se não o mais lido, pelo menos um dos mais lidos blogues moçambicanos.
Muito obrigado a todas aquelas e a todos aqueles que, um bocado por todo o mundo, têm contribuído para manter este diário vivo e em permanente reconstrução.
A única coisa acabada que amo é o inacabado.

23 comentários:

Anónimo disse...

Caro dr. Carlos Serra:

Desde que tomei contacto com o seu Blog, que o visito assiduamente. É verdade que há dias que o faço por mais que uma vez...

Nesta simbólica passagem de ano de actividade, não quero deixar de lhe dizer quanto o aprecio.

Mais tempo tivesse disponível e outros comentários aqui colocaria.

Aprecio imenso as suas análises a abordagens temáticas. Críticas quanto baste, oportunas sempre. Só um espírito indomável e exigente assim poderá exercer esta cidadania interveniente nas coisas de Moçambique.

Como é óbvio, não comungo de algumas das suas posições políticas, nomeadamente em relação ao samorismo. Como democrata radical, não aceito a violação dos direitos humanos, nem mesmo para a "construção do homem novo..."

Mas, sou dos que entendo que a riqueza da humanidade, em ternos antropológicos, sociais e políticos ádvém da diversidade, com todas as tendências convivo no diálogo e tolerância.

Prossiga, que este é (como outros blogues), um blog importante para a comunidade internauta de moçambicanos e amigos.

Um abraço do moçambicano,
Casimiro Serra

Anónimo disse...

Prezado Prof,

Gostaria de o felicitar pela passagem do primeiro aniversário do seu e nosso Blog, o Diário de um Sociólogo.

Não vivo neste momento em Mocambique mas confesso que fico bastante realizado com a informação que passa no seu Diário, é simplesmente fantástico! Desde o dia que encontrei o seu Diário, nunca mais o deixei poque o seu Blog é faz uma radiografia à informação oficial e ao dia a dia dos Mocambicanos alicerçando-se numa análise critica, mais muito simpática.

Parabéns, Keep up the good work!!!!

Egidio Vaz disse...

Parabéns Professor. Farei um post no meu blog acerca deste aniversário. Um abraço.

ilídio macia disse...

Dr. Carlos Serra, nota 20 para o seu blog.

Patricio Langa disse...

A qualidade do debate de ideias na nossa esfera pública tem neste blog um grande impulsionador. A qualidade da informação que recupera parte do nosso país idem. No estrangeiro ou no país o Diário é uma fonte incontornável para quem quer conhecer Moçambique.

Esta de parabéns o professor.

ninozaza disse...

Parabéns Professor, o seu blog é de facto uma referência na blogesfera. Visito e comento diariamente os vários artigos presentes neste blog, e na minha opinião este blog e do Dr. Elisio Macamo prestam, um grande serviço a criação da consciência critica.
Kanimanbo.

La Strega disse...

Sem repetir o que outros ja disseram acima, e entrando como 'djeque' entre os convidados que, atraves do diario, do estrangeiro permanecem em casa, vim para o corte do bolo.

Avid disse...

Professor,
Um ano de Blogosfera... de escritas...de emoções à flor da pele!
Um brinde... tchim-tchim!!!
Que venham muitos mais.
Parabéns!
Bjs meus

fatima ribeiro disse...

Também eu, Professor, o quero felicitar e, acima de tudo, agradecer o muito que nos tem proporcionado com o blogue: um exemplo em termos de informação, de abertura às mais diversas opiniões, de exercício constante de análise crítica e busca, sempre incessante, da verdade, de escrita fluida e elegante.

Em Moçambique, como todos podemos ver nos artigos de jornal, nos debates parlamentares e em conversas do dia-a-dia, o Diário de um Sociólogo tornou-se um instrumento de consulta e referência, explícita ou implícita, de jornalistas, políticos e académicos, entre outros. E tornou-se também um veículo para que muitas vozes se façam ouvir mais rápida e eficazmente do que procurando usar outros meios de comunicação ou outros fóruns de discussão.

Já aqui lhe disse que este seu blogue é para mim indício daquele dia que há-de vir, em que não serão mais necessários os partidos - nos moldes em que agora existem e funcionam - para que vingue o justo e o correcto, se é que assim se poderá dizer. Não se leia aqui que eu concorde com todas as suas posições, tal como já se manifestou atrás Casimiro Serra. Por meu lado, eu não teria insistido tanto na proposta de que fosse nomeada uma mulher para reitora da UEM. Na altura não pude intervir na questão, mas, para mim, devia ter sido simplesmente quem se considerasse o melhor para aquele cargo nas nossas circunstâncias, o que, infelizmente, não veio a acontecer. O critério "género", neste caso, é, no meu sentir de mulher, paternalista e, como tal, acho que não nos favorece.

Ainda como exemplo, sinto também muitas reservas da sua parte quanto a criticar o modelo de ensino bilingue em Moçambique a que já estão a ser submetidas experimentalmente talvez milhares de crianças, ou quanto ao procurar-se atingir a tal meta global de educação para todos até 2015 sem termos meios minimamente suficientes para isso. Continuo a achar que caminhamos conscientemente para o caos nacional, sacrificando as futuras gerações, e impressiona-me o silêncio dos intelectuais, dos jornalistas e até mesmo, de certa forma, deste Diário.

Mas estas minhas observações nada têm de negativo, pois a abertura da sua parte que sempre tive, são exactamente prova de que aqui todos temos lugar e podemos expor livremente as nossas opiniões, sabendo que são respeitadas, lidas, consideradas, discutidas. A verdade é que eu tenho aqui o meu partido, a que até já lhe dei um nome - o Partido Virtual Plural.

Por isso, parabéns, PROFESSOR, e permita-me, por favor, por muito tempo, este grande prazer de aqui vir.

Cl@]\[d€$Ti]\[®™ disse...

É um excelente blog, informativo e com assuntos bastante pertinentes sobre a nossa sociedade.
Tenho e li o seu primeiro livro, e sem sombra de duvidas é, de facto, o apanhado da nossa sociedade por um olhar "sociólogo". Parabéns!!!

Sou e continuarei a ser seu leitor assíduo!

fátima ribeiro disse...

Voltei ao blogue e reli o que escrevi. Um vício profissional que todos compreenderão obriga-me a introduzir esta errata para os meus erros de escrita à pressa não devidamente controlada. No penúltimo parágrafo, leia-se:

Mas estas minhas observações nada têm de negativo, pois a abertura da sua parte que sempre tive é exactamente prova de que aqui todos temos lugar e podemos expor livremente as nossas opiniões, sabendo que são respeitadas, lidas, consideradas, discutidas. A verdade é que eu tenho aqui o meu partido, a que até já dei um nome - o Partido Virtual Plural.

Reitero, e em voz bem alta, os meus PARABÉNS, PROFESSOR.

chapa100 disse...

professor! os meus parabens, o chapa100 tem sempre um lugar reservado para o sociologo no seu diario.

Isabel Victor disse...

PARAbÈNS !!!
EXCELENTE ...

UM SocioBlogAbraço

(tinha escrito aqui um texto mais completo mas ... entretanto fiquei sem NET, perdeu-se tudo e agora fiquei sem tempo )

Voltarei ...

Esta janela tem CARISMA ! Continue ...

Beijo

Bayano Valy disse...

Caro Dr,
Escrevo-lhe pela segunda vez hoje para também me juntar ao coro dos bendizentes. Digo que estou a escrever pela segunda vez porque o meu comentário desta manhã não foi aínda publicado. Mas como é dia de festa volto a "djecar" mais uma vez.

Parabéns porque o seu blog à semelhança de outros moçambicanos nos habituou a apresentar temas de grande interesse nacional através de outros prismas e perspectivas. O espaço mostra que é possível apresentar outras vozes ao debate nacional - ao publicar os seus textos e os comentários dos seus leitores, mostra-nos que o pensar sobre a Pátria Amada deve ser tarefa de todos nós.

Agora, é coincidentemente interessante que o aniversário do seu blog caia no dia do aniversário da Independência do Zimbabwe, que como sabe a liberdade de expressão é desaconselhada, ou seja, é aconselhada quando se é para engraxar o Tio Bob.

Espero que o seu blog sirva de exemplo aos vários moçambicanos ávidos por uma outra versão do país, e que continue a prestar os seus bons serviços aos moçambicanos em particular e ao mundo lusófono em geral.

Avante!!!!!!

Bayano Valy

Anónimo disse...

Parabéns Professor!
Sempre nos presenteie com suas
matérias inteligentes,as quais
muito aprecio.
Orgulho-me muito por este blog
fazer parte do meu dia, da minha
vida, desde a primeira matéria.
Vc é um exemplo.
Abraços,
Dórica

Carlos Serra disse...

A todos muito obrigado pelo estímulo!

jpt disse...

a repetir o acima dito, venha mais varios anos

Elísio Macamo disse...

caro professor serra, junto-me a todos para também dizer que este blogue presta um valioso serviço à esfera pública e às ciências sociais. continue a dar este exemplo de frontalidade, criatividade e energia. ensina-nos muito, mesmo quando não estamos de acordo sobre uma e outra coisa, como por exemplo em relação ao papel do académico na sociedade. força!

mãos disse...

Um ano? maravilha, pois essa para além dp seu blog é mais nossos os leitores. Que o diário viva mais anos.

mãos disse...

Estou de volta para concertar alguns erros....

Um ano? maravilha, pois o blog Diário de um Sociólog para além de ser da responsabilidade do Sr. Professor, ele é mais nosso (leitores)
Parabens,que o diário viva mais anos.

Carlos Serra disse...

Muito obrigado.

3x4 disse...

Ainda tem um pedaçinho de bolo para mim?...ihhhhhhhh..cheguei atrasada, estava viajando querido professor.Parabéns e sucesso sempre tá? Posso dar-te um beijo?
Então tá dado: Smack

João Feijó disse...

Depois de tudo o que foi dito, só me resta dar-lhes os parabéns pelo verdadeiro serviço público que presta! Infelizmente não tenho tido oportunidade para visitar o blog tantas vezes quanto gostaria, mas é para mim muito interessante manter-me desta forma actualizado sobre a sociedade moçambicana. Aprecio a sua postura simultaneamente crítica e cordial, bem como o seu espírito aberto, até mesmo na forma como assume os seus dogmas. Um abraço, João