![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRwWcPFyobRGtvXF-lfPDu6QNyGZD-9fdI1G7HGsMDB6Quw4HPxTEHlR-fMVHu2Uo7O9LKw833Di_n_6aLRgGHHEZsS32QSxyEznpDlE-Z2cUHoJu7YACPcwzKHtEt6-pte50idQ/s200/quote.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCW9kmJhWYdvyMACn45UtvxnpScajSDAZr5Qb4jcRdI2jKSvRzt_9C55LUsIz6bj08x28QJZpYtTdJz6Tr-s33kwRVQphytSeWe6jDVJsB7KMa_8pL-pUZHjW6KbzgkeE2hrScig/s200/1V7ORCALVA01JCAL8OF57CAKKHFYYCAZNXCB4CAT612WSCA1U0G7QCAGCQVM3CA04K977CAK5UKT2CANQ7V5PCAGJ7BUBCAI6PX9ECARXNCZ0CA4C7VI8CAKC6YPUCAN6ZM6WCAH82CT9CAC3B1Z2.jpg)
Quanto maior for a pressão sobre recursos escassos de vida ou de poder, maior será o quoeficiente de luta, de prejuízo e de estigma.
Rapidamente pode surgir o racismo sem raça, a etnicidade sem etnia, a exclusão mesmo sem fractura económica.
E rapidamente, também, o Outro - estrangeiro, estranho, suspeito - pode ser responsabilizado pelo mal que os estabelecidos sentem ou julgam sentir.
É a esse propósito continua incontornável, hoje ainda, a obra de Norbert Elias e John Scotson.
____________________________
Elias, Norbert et Scotson, John L., Logiques de l´exclusion, Enquête sociologique ao cœur des problèmes d´une communauté. Paris: Fayard, 1997.
Sem comentários:
Enviar um comentário