22 fevereiro 2007

Ó Sr. Cumbe: não seria melhor fundar a Igreja da Salvação Política e dos Dízimos Misericordiosos?




A inteligência política é sempre coisa de apoiar. Assim, o Sr. Leonardo Cumbe, fundador do Partido Unido de Moçambique da Liberdade Democrática (PUMILD), ontem publicamente apresentado em Maputo, afirmou estar disposto a coligar-se com o maior partido da oposição, a Renamo-União Eleitoral, para concorrer às próximas eleições, porque desde o Acordo Geral de Paz “só temos visto os partidos políticos da oposição a se aliarem à Renamo”.

Enganei-me, portanto, quando ontem aqui vaticinei que o Sr. Cumbe se coligaria com o vistoso político dos turbantes, o Sr. Yá-Qub Sibindy.

Entretanto, Cumbe sabe também que a democracia é uma coisa complicada. Por isso, com a rapidez das chitas, estendeu logo a mão: "Temos falta de computadores, cadeiras, estantes para arquivo e bandeiras. Fazemos este pedido a todos aqueles que amam e querem que a democracia continue em prol dos interesses de todos os moçambicanos” - disse.

Tanto quanto a minha memória me diz, esta é a primeira vez que um político pede bandeiras publicamente. De outros partidos já ouvi pedidos de muitas e politicamente necessárias coisas. Mas de bandeiras é a primeira vez.

6 comentários:

Egidio Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

este gente não tem vergonha na cara?

Carlos Serra disse...

Esta gente sabe das oportunidades oportunas da vida.

Egidio Vaz disse...

Mas será que não há critérios claros para a existência de um partido Politico? Será que basta a vontade de um grupelho de pessoas, e seguir todas as formalidades processuais?
Não há mais nada que se exige aos interessados em formar agremiações politicas para alem de estatutos e certidões negativas?
E agora o Cumbe vem pedir computador, casas e outros bens. A aproposito, onde se localiza esse partido? Quantas delegações já criou?
Será que continuaremos a ser vitimas deste tipo de oportunistas?
Basta!

Anónimo disse...

O único que vi a formar um partido seguindo as regras para tal, foi o Raúl Domingos ao PDD. É pena que mesmo assim não tenha valido de nada.

Não acredito em pessoas que acordam um dia na Cidade do Maputo e convocam uma conferência de imprensa para anunciarem a formacão dum partido. Onde e como foi preparado esse partido?

Claro até porque podemos ficar claros que para além dos fundos eleitorais outro objectivo é de assaltar à Renamo já que à Frelimo não é igualmente fácil. Da Renamo pode-se ser deputado sem ser-se membro e essa forma o general Dhlakama gosta. Essa gente menos lhe incomoda nem o critico nem o propondo algo para melhoria do partido. E se lhe incomoda como faz o Máximo Dias é só não respondê-la porque há outros na bicha.

Imagino que a maioria dos magros lugares da Renamo nas próximas eleicões venham a ser ocupados pelos ditos coligados. Portanto, levem o POOMB à coligacão com a Renamo, assim terão mola por mais 5 anos.

Carlos Serra disse...

Viva o POOMB!Vamos coligar-nos com o Cumbe, Egidio?