E aí estão eles de novo, Avenida 24 de Julho, marchando, protestando, criticando, exigindo, bandeiras da ex-RDA e dos Estados Unidos, neste momento devem estar já na Avenida Julius Nyerere, dois polícias de motorizada abrindo o desfile. O mais persistente, o mais antigo movimento social de protesto no país pós-independência. Creio que vai aumentando o número dos que desfilam. Fotos minhas. Recorde esta postagem de 28 de Abril aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
9 comentários:
Quando vejo estas imagens lembro-me de duas coisas:
1. A recusa do então primeiro-ministro Dr. Pascoal Mocumbi (para ´Chaguatica Ndzero` é qualquer coisa como ´Pascoal não Cumpri`. Afinal tínham e têm mesmo razão os Magermanes!!!
2. Também me recordo das palavras de José Hermano Saraiva num dos seus programas televisivos que cito de memória: "Quem defende a sua causa tem mais força do que quem pretende invadí-la.”
Zicomo
neste exacto momento estao defronte a assembleia da republica
Eu estou com eles, daqui em directo da India,
FORCA, Manos Magermanes !
Aquela bandeira dos USA é que me faz confusão.
Schritt für Schritt bis zum Sieg, aufzugeben und zu sterben!
Eu me juntei a marcha no momento em que eles iam em direcção à Assembleia da República. Pude perguntar a um deles o porquê de desfilarem junto com as bandeiras dos EUA e da União Europeia. O tal disse que era um apelo que faziam a estes estados de modo a intervirem colocando o governo a parede . Afinal de contas, que vale apoiar um país onde o governo rouba de seus próprios cidadãos.
Passo a passo a caminho da vitória. É vencer ou morrer. - Ricardo
Samora tinha razão:
- "Vocês, os brancos, não percebem nada de política africana". (segundo Almeida Santos)
Está dificil!!!
ya aqui a 25 de Setembro e companhia cometeu uma burrada descarradamente!!! ser político é sinónimo de sinismo!!! gostaria de estar na pele dos governantes que cometerão esta burrada para ver a minha capacidade de ver famílias (homens, mulheres, crianças e velhos) dependentes destes trabalhadores a sofrerem por eu ter mamado a mola deles.
É INCRÍVEL O NÍVEL DE INDIFERÊNÇA DOS GOVERNANTES MOÇAMBIACANOS E O USO DOS CAUDILHOS DA FIRE QUANDO LHES APETECE PARA SILÊNCIAR OS CIDADÃO COM SEUS DIREITOS! é mau sabe até dá pena ver estes Homens nesta lengalenga...
Enviar um comentário