02 fevereiro 2007

Sandra Cardoso Muendane: uma admirável jovem estilista moçambicana




Ela estudou a arte rupestre do nosso país e decidiu investi-la no vestuário. Veja aqui.
Esteve nos Camarões em 2005, participando no 5.º Festival da Moda Africana.

21 comentários:

Anónimo disse...

Devemos orgulhar-nos.
JCTivane

Anónimo disse...

Adorei o estilo da Sandra.Adorei!!!
Quero o vestido amarelo.Vamos lá esfinge? Já escolheu o teu? vamos comprar umas peças,para ficarmos bastante estilosas? humm!!!, é bom ser mulher não? tantos adereços...

Carlos Serra disse...

Confesso que não sei onde fica a casa de modas (se assim se pode chamar)dela. Procurarei informar-me.

JCTivane disse...

Devemos ficar orgulhosos mas nao devemos deixar os vestidos ficarem curtos devem ficar abaixo dos joelhos.

Anónimo disse...

Porque sr.Jktivane? Joelhos à mostra causa algum tipo de doença? O que é que tem mostrar joelhos? (risos), não acredito no que disse.Nem mesmo meu avô pensa desta maneira.

JCTivane disse...

Vivemos num pais africano e devemos respeitar os nossos costumes. Estrangeiros. americanos tem estragado o nosso respeito. As calcas chunas e os vestidos curtos sao causas da criminalidade, esqueceram isso?

Carlos Serra disse...

E o que pensará a Sandra disto tudo?

JCTivane disse...

Ser africano e saber guardar os ensinamentos dos nossos antepassados. Algum dia a senhora ouviu que os nossos antepassados andavam com o joelho a mostra, com as mossas mulheres nuas?

Anónimo disse...

gostei! bastante interessante, a inspiracao aliada a arte rupestre, adorei. uma mocambicana bem vestida nao ha joelho que aguente.

chapa100

Anónimo disse...

Xi mana esfinge, adorei sua defesa em favor ao povo Africano;Com este pensamento, o Sr.JCTivane afasta qualquer estrangeiro.Mas...qual seria esta criminalidade que as calças chunas e os vestidos curtos causam? Vou repetir meu convite Sr.Tivane,venha pelo amor de deus, passar o carnaval aqui.De certo, poderá sofrer uns assaltos,uns tiros perdidos, ficar tonto em meio da multidão, sambar, sambar até cair, e morrer de vez quando nossas belas sambistas, semi-nuas atravessarem à avenida.Outra coisa, não deixe de ir tambem à praia de copacabana...xiii o senhor vai ficar rôxo de "ódio" (será?), qdo assistir a mulherada com minúsculos biquinis e andar faceiro.Obs: Já estou providenciando teu caixão certo? Prometo que será da melhor qualidade.Não precisa agradecer, será com imenso prazer que assitiremos a "queda" de um "conservador".

Anónimo disse...

Outra coisa Sr.JCTivane, quando chegar aqui,não dê vacilo, pois aqui: "Jacaré que vacila, vira bolsa de madame"...(risos).Não precisa ficar zangado, estou apenas te dando um santo conselho tá?

Carlos Serra disse...

Leiam, por favor, a minha mais recente entrada sobre a sexualidade e seu controlo político. Intervenham, debatam!

Anónimo disse...

Gostei desta, Esfinge. Gostei da tua resposta ao Tivane. O Tivane deve ir às zonas rurais para vir-nos descrever como um africano ou uma africana se veste.

JCTivane disse...

Vocês não me convencem. As igrejas estão a falhar no trabalho de sensibilização às nossas filhas. Vejam lá o Sida o que está a provocar!

Anónimo disse...

Santo Deus!!! lá vem agora este TIVANE falar em AIDS; o que tem haver SIDA com joelhos, moda,igreja???
Quanto odioso é este senhor. Parece um pastor, ditador, militar,gay,(nada contra os gays, apenas faço alusão por este elemento não expressar nenhum sentimento masculino em relação às mulheres), ou um ridículo perdido no tempo.Desculpa senhor,mas é irritante teu pensar.CALA TUA BOCA.

JCTivane disse...

Nao sou Pinochet nem Freddie Mercury. E tenho direito a pensar diferente de si. Acontece que a exposição desavergonhada do corpo da mulher estimula o sexo dos homens e por isso aparecem as violações sexuais. Tenho dito.

Anónimo disse...

A discussão é válida porque sabemos das diferentes maneiras de pensar neste assunto. Talvez o passo a seguir é saber de quantos pensam como o mano Tivane e quantos não. A partir daí, saberemos da real educacão a dar aos nossos filhos para viverem melhor no mundo real.

Mas a propósito mano Tivane, quantas das mulheres que viste/encontraste de mini-saias ou calcas apertadas que mostram tudo, não sei como, já violaste? António

JCTivane disse...

O seu último ponto é má fé. O problema está em que deixamos a coisa no deixa-andar e depois não sabemos o que fazer. Sou pai de sete filhos a quem educo e penso que o sr não gostaria de ver a sua filha, caso a tenha, andar aí quase nua e ser apalpada no chapa. Ou gostaria?

Anónimo disse...

Mano Tivane, só teria sido má fé se eu lhe acusasse. Eu perguntei-lhe e a minha hipótese é de que o senhor diga que nunca violou a nenhuma das tantas mulheres. Daí não vejo porque um violar de mulheres terá que justificar que é porque as mulheres usam mini-saias ou calcas apertadas.

Eu sou tb pai de filhos, mas sobretudo filho da minha mãe, marido da minha mulher, irmão das minhas irmães, primo das minhas primas, amigo das minhas amigas etc, que não gosto que alguém que normalmente tem suas relativas do sexo feminino as apalpe. Da mesma forma, não quero que os meus relativos do sexo masculino apalpem mulheres que são relativas de outros. Aos meus filhos e não só, educo-lhes desta forma.

Reconheco no entanto, que muitos de nós homens têm dificuldade de ver as coisas da maneira como elas se devem ver. Em Julho estive em Nampula (...), mas ao chegar à casa onde havia hospedado, lá paras às 21 horas, ouvi uma moca a chorar. Lá estavam dois mocos para violá-la. O pior de tudo, é que eles se achavam de direito, pois quando lhes perguntei do que estava a se passar, eles justificaram bem sossegados que tinham que violá-la porque ela estava fora de casa naquelas horas. Fiz o caso de lhes ocupar (e assim a moca escapava-se pelo menos daqueles felinos) com umas perguntas como se eles próprios não estavam fora de casa naquelas horas, se gostariam que alguém fizesse o mesmo às suas irmãs, mães, se eles acham justo que as mulheres devem viver com muito medo, etc, etc.

Enfim, este é apenas um pequeno exemplo... Por reflectir em relacão a violência sexual, temos muito. Mesmo no aspecto que o senhor Tivane pegou (SIDA/HIV), tornasse-se incompreensível que um homem se seduza pelas coxas mesmo que saiba dos riscos...

Temos que avancar sim com uma boa educacão aos nossos filhos. Essa educacão deve passar pelo respeito à mulher. Todos os povos passaram por aquilo que o meu caro Tivane defende. Basta ver isso pelos filmes dos anos 40, 50...

António

Anónimo disse...

Ora TIVANE, lógico que não és o Freddie Mercury, Cazuza, Elton John...e por aí vai.Estes gays assumiam (assume), seu homosexualismo e tinham (tem), uma sensibilidade que voce jamais terá.Estas pessoas pensavam (pensa) o amor, e espalhavam (espalha) pelo mundo através das letras das suas canções, revolta contra uma sociedade preconceituosa, revolta contra seus dirigentes (os poderosos), e AMOR, acima de tudo.Voce TIVANE, me parece um gay enrustido, vamos lá coisa feia: "SOLTA A FRANGA".
Quando um homem é um doente TARADO, não importa a maneira como a mulher esteja vestida, de freira ou semi-nua.ATACA da mesma forma.
Partindo deste princípio, minha "pesquisa" sobre sua pessoa resultou em:
Gay enrustido ou Tarado mascarado.

Anónimo disse...

Parabens Prima!

Os desenhos estao maravilhosos...

Espero velos como roupa mesmo...

axo k ficarao muito bonitos mesmo

Forca ai...