05 maio 2006

A nobre mentira de Platão

De acordo com uma história dita fenícia citada por Platão, haveria que ensinar nas escolas a «nobre mentira» (sic) de que os seres humanos vieram ao mundo todos irmãos mas feitos de metais diferentes, a saber: o ouro para os que deviam comandar, uma mistura de ouro e de prata para os auxiliares e uma mistura de ferro e de bronze para os trabalhadores. Como a vida se poderia encarregar de misturar os metais, haveria, então, que vigiar todo o processo de montante a juzante e pôr rapidamente cobro a qualquer tipo de alteração da ordem social. [*]
_________________________
[*]Platon, La République. Paris: GF-Flammarion, 1966, pp. 166-167.

1 comentário:

Eliane Quintella disse...

Estava lendo Nietzsche, A genealogia da moral, e ele cita Platão e a mentira autêntica e leal dizendo que hoje poucos são fortes o bastante para praticá-la. Ele critica o moralismo mentiroso e artificial. E porque as mentiras suaves e sociais são permitidas e apoiadas pelos homens e uma mentira autêntica, que é na verdade uma forma diferente de se dizer no fundo a verdade, não é?
Mas vivemos em uma época da compaixão deificada, qualquer verdade que ofenda deve ser apagada tal como o faríamos com um grande incêndio.