11 maio 2010

Vista aérea de Maputo


Foto tirada num avião em Dezembro do ano passado por Carlos Manjate, do Centro de Comunicação e Marketing da Universidade Eduardo Mondlane. Clique sobre ela com o lado esquerdo do rato para a ampliar.

19 comentários:

Anónimo disse...

É sempre agradável fazer a aterragem na cidade de Maputo, via "sul-norte", que parece ser o caso, pois tem-se uma bela visão da Cidade de Maputo e
Matola, respectivamente. Esta manobra nocturna, é uma maravilha.

Anónimo disse...

A cidade de Maputo vista de cima e de uma beleza estonteante...ja nao se pode dizer o mesmo quando em terra.

V. Dias disse...

Cidade próspera, linda, bela, acolhedora...só Comiche sabia dizer com aquele seu tom poético.

Maputo é, de facto, uma das cidades mais belas do mundo. Por causa disso, alguns "indomáveis" procuram manchar a sua beleza, o seu estatuto de cidade LINDA do Mundo, só encontra concorrência com a de Tete.

As fotos que o professor "nos" oferere de bandeja, para além de ser uma forma de "nos" ajudar a "matar saudades" do país (para quem está fora da pátria mãe), é também uma forma de fazer sociologia, de questionar, de perceber a sociedade, o meio, a evolução do social, etc. Bem haja por isso.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

O termo "cidade prospero" 'e provocacao ??

Ou tas a considerar o PIB citadino ??

V. Dias disse...

Depende de que ponto de vista que encaixas o termo "próspera". Para mim, não tenho a menor dúvida, Maputo é uma cidade próspera que qualquer um gostaria de habitar. O lixo? É normal.

Cidades há que conheço que levaram anos para organizar o saneamento urbano.

Escuso-me de entrar em aspectos políticos como por exemplo a fraca distribuição de riqueza, a concentração de serviços, empregos, etc.

Quantos que conheço que dizem bem da beleza de Maputo? Uma beleza natural. Se lhe tirares o encanto das ruas, do mar, dos prédios (Saraiva disse que Maputo foi construido a imagem e semelhança de Lisboa, uma ideia de Pombal, com ruas rectas, tal como po poder é recto)há sempre um encanto que ninguém lhe há-de tirar: A GENEROSIDADE DO SEU POVO.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Esta Bem, Viriato,

'E prospera porque a brisa nunca falta, e o Indico vai tendo mais agua por causa do aquecimento global, tambem 'e prospera porque os ricos estao a construir um mix de dubai em quarteiroezinhos, e lixo tambem revela prosperaridade da gula de muitos.

Mas lixo acho que ja ha solucao na forja, temos capacidade humana de recolha, auto-estima vai funcionar, malta viragem e voz de revolucao estao em exercicios de aquecimento, faltam ordens superiores so, que acredito que serao dadas opurtunamente por quem de direito.

Aceitavel o que dizes.

Matusse disse...

Infelizmente a vida e o dia-a-dia de Maputo não é aéreo. Seriam tão lindo.....!
Professor, falta uma fotografia terrestre ao lado desta para melhor ver se o lado paradoxal da coisa - Maputo

Anónimo disse...

Indomável não presta mesmo!!!! mancha....mas mancha mesmo o quê?

Anónimo disse...

cidade das acácias,já foi considerada a pérola do Índico,mas isso já foi a long time !!!!
vale dizer que Maputo vai aos poucos recuperando um pouco da sua beleza,vai curando feridas e acima de tudo parece-me que os citadinos estão a aprender a respeita-la e a estimá-la...
Há necessidade de nas escolas se ensinar muito seriamente o exercício da cidadania,a respeitar as árvores,a não se sujar a cidade que é de todos,a amar-se e a ter-se orgulho da nossa cidade e do nosso Moçambique !!
lixo não é normal,e só tenho pena que certos comentadores não tenham vivido no tempo dos indomáveis para terem visto Maputo absolutamente divina,(não quero com isto parecer apologista ou saudosista do colonialismo,longe de mim tal pensamento ),apenas eu vivi e sem dúvida Maputo era deslumbrante,a cidade de cimento claro !!!!
Tóxico

Anónimo disse...

..realmente,comparar Tete a Maputo é só por isso anedótico,eu vivi nessa Provincia mais de 15 anos e conheço bem Tete...
só mesmo um manhungué é que pode dizer uma barbaridade dessas,com todo o respeito que tenho pelos tetenses,que me perdoem este comentário.
Tóxico

V. Dias disse...

Sr. Intoxicado,

"só mesmo um manhungué é que pode dizer uma barbaridade dessas"

Sinceramente, eu pensei que o "Concílio anti Viriato Dias" me deixasse em paz ou, no mínimo, me poupasse dessa descarga sórdida, que mais não tem como intenção, mexer no vespeiro. Pois fique sabendo que eu não lhe admito que fale assim, nesse seu tom moribundo, contra as almas dos vivos e dos mortos, dos tetenses. Mal grado quem lhe convidou a ir para lá! Por isso que a minha terra andou a acusar intoxicação. Há-de ser de si este contágio.

Se para si, caro Intoxicado, a beleza de qualquer lugar do mundo têm como matriz Maputo, fique sabendo que, para mim, que até rendo à beleza desta cidade, Tete é e será para sempre a cidade mais linda do Mundo. E se não for para todos, para alguns, para si em especial, é para mim o lugar para lindo do planeta. Para mim, o lugar mais lindo do mundo é onde nascemos.

Mas o Intoxicado têm razão numa coisa. Com certeza não podia gostar de Tete, nem da sua gente, nem da sua beleza, porque o povo de Tete não convive com gente intoxicada. Os tóxicos que conhece, se não for V. um deles, mandámos para Infulene (para o hospital psiquiátrico) outros, com a mesma pandemia que a sua, foram escorraçados para bem longe do ar puro que se respira em Tete.

Não pense que o Sr. vai manchar este Diário dizendo mal dos manhungues. Engana-se, desde os primórdios que os manhungues souberam separar o trigo do jóio. Tenho pena de ser correligionário do seu tempo. Entre nós há duas diferenças: a primeira é que eu dou a cara, segunda, não sou mercenário.

Eu não lhe perdoou. Você foi estúpido e passou a todas às marcas com este seu comentário em que perde o respeito pelos manhungues. Até pede para ser perdoado. Quer dizer, mata os pais para depois vir dizer que é órfão deles, ou seja, pede a destruição dos manhungues por sermos pessoas diferentes da sua tribo!

Zicomo

Anónimo disse...

as minhas desculpas,parece que feri demasiado o amor próprio do Viriato,eu só quis dizer que Maputo não tem nada que se compare a Tete e como maputense senti o mesmo que você sentiu depois...não me interprete mal não tenho nada contra os manhungués,aliás tenho montes de amigos por aquelas bandas...
me desculpe e perdoe oh Viriato, mas comparar Maputo a Tete é um exagero!!!
Ok,é verdade que a nossa terra é a mais linda do mundo,dou a mão á palmatória,e mais ,não comentei com intenção de o pôr nos cascos,sinceramente,muito sinceramente,sem hipocrisia ,volto a pedir as minhas sinceras desculpas!!!
Tóxico

Linette Olofsson disse...

Fotografia espectacular!

JOSÉ disse...

É ridículo que para se mencionar a beleza de Maputo seja necessário mencionar os "indomáveis".Essa treta retira imediatamente objectividade a qualquer comentário.
A propósito, lixo nunca pode ser normal, em qualquer cidade!

beijo de mulata disse...

Simplesmente linda! E, ao contrário da maioria das cidades africanas, está cada vez melhor!
Obrigada
P. Lopes

Anónimo disse...

Em que bairro Toxico vivia? Xitalmati tambem era belo? Havia um centro da cidade, onde viviam os ricos da altura, quase todos brancos. Esse centro era belo porque os pretos soo podiam circular com guia de marcha. Eh evidente que ao se massificar a cidade, torna-la mais cosmopolita, isso tem custos. Mas eu gosto mais deste Maputo de hoje. Que continua a ser espantosamente belo. Gabriel

Anónimo disse...

vivia na Munhuana mesmo junto a Mafalala,cresci com os Craveirinhas,Isaias e Gregório Tembe ,sou da geração que ia ao cinema Império e fez a iniciação sexual no malhó bloco ou malhólhomana,que eu saiba nenhum bairro de lata é bonito,quanto a cidade de cimento, vivendo brancos ,pretos,azuis ou amarelos,a cidade de cimento era bonita,limpa e organizada....
quanto a se gostar de Maputo como ela é hoje,não se pôe em causa,eu gosto de Maputo,mas como a conheci noutros moldes,não me dou por satisfeito com o estado em que ela está!!!
Não é mais tempo de nos comentários se estar constantemente a usar a raça,e o insulto para colocar pontos de vista,isso é apanágio de mentes curtas e recalcadas....
poucos meninos aqui estão habilitados a dar-me qualquer lição de vida sob o regime colonial!!!!
Tóxico

Anónimo disse...

Pois, organizada caro senhor Toxico. Pudera!!! Tambem se nao o fosse naquelas circuntancias excepcionais era de admirar. Vivi no Cabo e em outras cidades sulafricanas nos finais da decada 90. Como eram belas!... Gabriel

Jéssica Lage disse...

Boa tarde senhores, antes de tudo, parabéns pelo blog, é mesmo muito interessante..
A razão que me trás aqui é um trabalho pela faculdade de arquitectura e planeamento físico da UEM aqui de Maputo sobre o Cinema Império. Falta-nos o historial deste cinema, então, caso alguem tenha alguma informação útil sobre este tema agradeceria que entrasse em contacto comigo pelo mail: je.lage7@gmail.com
Obrigada pela atenção