"É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos." - Antonio Gramsci. Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Ainda nao li o Antonio Gramsci,
Mas sinto-me confortado com essa do "todo homem 'e filosofo",
E motivado a filosofar o dia-dia problematico, a buscar o ponto de inflexao no meu desconseguir pensar continuamente, no irreal e no nao-logico, duma sociedade onde me cruzo com gente conhecida e desconhecida.
Bonito.
Uma razão importante para estudar filosofia é facto de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existencia!
Abdul Karim!
tens que ler!
Linette,
Tudo bem, vou ler, acho que problema 'e mesmo meu.
Esta tudo bem no meu pais, vamos 'a lua com agencia espacial propria, somos uma potencia mudial na boa governacao, a nossa esperanca de vida 'e a mais alta mudial, o HIV pode ser curado com banhos do Doc Yassini, e nossa pobresa 'e espiritual porque 'e reflexo externo no nosso pobre interno, somos uma democracia do futuro, o nosso governo, os doadores e banco mundial estao conosco para desenvovermos mais do que ja nos fizeram desenvolver.
Esta bem Linette, tenho mesmo que descobrir o sentido da minha existencia no contexto acima descrito.
Enviar um comentário