Da crónica semanal de Fernando Lima no "Savana" desta semana: "Democracia já fica mais controverso. Boa governação dá direito a guia de marcha para a universidade mais próxima. A democracia do camarada Matsinhe é uma, a do paternal Afonso é outra. Mesmo o jovem Daviz encontra espaço para introduzir a sua visão. O que me leva ao cerne da interrogação de qual a democracia que serve o interesse nacional."
Adenda 2 às 17:54: de uma crónica da Olívia Massango também de "O País": "Há quem diz que a política é um jogo. Secundo e digo mais: é um jogo de batota, onde ganha quem domina a arte de ludibriar. Os políticos, em campanha eleitoral, vendem expectativas procurando atingir o seu eleitorado em todos os seus pontos fracos. Até os “mais conscientes” são atingidos. Enfim, está longe o dia em que as coisas não serão assim."
Adenda 3 às 18:07: os bairros da Polana e da Sommerschield na cidade de Maputo estão por conta dos cartazes do Partido Frelimo e do seu candidato Armando Guebuza. Há zonas onde os afixadores fizeram questão de não deixar espaço para mais nada e ninguém. Mais: tarjetas vermelhas e brancas estão afixadas na Avenida Julius Nyerere. Timidamente, os cartazes da Renamo e de Afonso Dhlakama tentam ocupar algum espaço na Praça "Marínguè". E nos postes do bulevar da Mao Tse-Tung.
Adenda 4 às 19:57: um assistente meu disse-me que esta tarde, cerca das 13 horas, houve pancadaria entre militantes da Frelimo e da Renamo no Bairro do Choupal, periferia da cidade de Maputo.
3 comentários:
A nossa democracia corre a velocidade de cruzeiro para o asfixiamento. A CNE é, sem margem de dúvida, responsável por essa amargura política. A única culpa do Deviz foi não perceber que o ambicioso nunca muda. Ora tinha que se precaver. A CNE, repetiu várias vezes o tio Afonso, sem que ninguém o desse ouvido, talvez por às vezes falar de mais, está partidarizada e não é DIGNA DE CONFIANÇA. Esta CNE sempre beneficiou ao Sistema. E NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE OS PRESIDENTES DA CNE, BEM COMO OS FUNCIONÁRIOS DESTA, DEPOIS DE TERMINAREM AS SUAS FUNÇÕES VOLTAM AO PARTIDÃO PARA OCUPAR OS SEUS CARGOS POLÍTICOS.
Um abraço
ja que estamos a espera...
e que tal um pouco de humor...?
bem, o Professor 'e bem capaz de se tormar o Melhor Sociologo Do Mundo...
... por ter aguentado a frelimo esse tempo todo.
Meu Deus....como é possivel tantos atropelos?
Estão mesmo a vontade, folgados, meu.
O que se passou ou acontece e a gente não sabe da governação?
Esta da CNE afixar as listas e fazer o sorteio antes da CConstitucional homologar é mesmo panelinha.
Se calhar os da oposição ganharam mais votos nas outras eleições e foram mesmo prejudicados.
Ó Deus!!!!!
A comunidade internacional na altura assinou por baixo como terem sido eleições justas, livres e transparentes.
Porque razão mudaram de posição agora?
Ou não gostam do nosso querido Presidente? Só porque ele é rico? Qual é o problema? Só porque ele é acionista, empresário?
Se calhar aquí deve estar a valer o velho ditado de que, quem quer tudo tudo perde.
Será?
Acho o nosso mais querido filho de Moçambique bastante humilde nas suas intervenções públicas?
Porque será?
Alguém saberá descodificar?
A propósito das listas definitivas.
Horas depois da sua afixação na CNE, no programa de debate da TVM o senhor Edson Macuácua, disse prentoriamente perante as dúvidas de que aquelas eram listas definitivas. Recordam-se? Porque será tanta firmeza?
Porque será?
Foram apanhados na esquina?
Meu Deus....
Enviar um comentário