28 dezembro 2008

Marcadas por serem consideradas feiticeiras



Estas duas senhoras idosas foram consideradas feiticeiras, algures numa província deste país. Escaparam ao linchamento, mas os seus corpos foram irremediável e duramente marcados com a ablação de algumas partes: na foto de cima por uma mão, na foto de baixo por parte de uma orelha. Os linchamentos por acusação de feitiçaria (sejam os físicos, sejam os por morte social), que atingem especialmente as mulheres, serão o tema do próximo livro da Unidade de Diagnóstico Social do Centro de Estudos Africanos. Entretanto, recorde esta minha postagem aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que é altura de aprofundarmos a parca legislação sobre a feitiçaria e curandeirismo, sobretudo no que tange a responsabilidade civil e penal envolvendo estas práticas.

Já há anteprojectos para o novo código penal e código de processo penal, mas esta questão não é tomada em conta.

Ainda estamos eivados de um pensamento positivista e europeista, o que nos faz ignorar estas situações.
Os julgadores (infelizmente) continuarão a passar ao lado destas questões ou recorrerão ao “pouco” da legislação para acautelar estes casos. Apenas terão direito para punir o autor da agressão (ou até do homicídio), mas nunca daquele que se vem queixar contra alegada feitiçeira(!!)

Hermenegildo Chambal

Carlos Serra disse...

Sem dúvida que a legislaçao e a penalizacao sao fundamentais. Mas estao a juzante do fenomeno. Falta analisar o que esta a montante (perdoe, fiquei de repente sem possibilidade de acentuar as palavras).