Acontece que Laude Guiry sugeriu que eu lesse um trabalho com o título "Catorzinhas" Phenomenon - the power to negotiate sex ("O fenómeno das catorzinhas - o poder de negociar sexo), consultável aqui, no Club of Mozambique (se quer ler em português, socorra-se do tradutor google situado no lado direito deste diário). E que, lendo-o, de alguma forma sobre ele opinasse. Fico muito grato - certamente os muitos leitores deste diário também - a Guiry. Mas há um problema: tenho o grave defeito, cada vez mais robusto, de me furtar a opinar em debateiros percursos sobre o que não pesquisei, especialmente sobre temas delicados. Talvez um dia eu venha a pesquisar a relação entre catorzinhas e kotas endinheirados. Todavia, fica aqui aberta a porta para um possível debate. A tese parece ser simples: com o meu dinheiro e com o meu 4x4 engato logo uma catorzinha pobre da Francisco Manyanga ou da Josina Machel. Ela vem para mim com a limalha de ferro para o imã. Mas vamos lá a uma pergunta tosca: sendo real, qual a extensão do fenómeno na cidade de Maputo? E a uma pergunta terrible: sendo real o fenómeno, é exclusivamente por causa do dinheiro, do 4x4 ou de coisas assim imponentes que as catorzinhas pobres são atraídas pelos kotas? Alguém quer responder?
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
é uma assunto meio delicado.
a extensao na cidade de maputo é muito grave, chegando ao ponto de nao se esconder mais este tipo de relacionamento. tenho colegas que dizem de boca cheia que tem uma "catorzinha" e que paga lhe tudo, e que graças a ela ele sente-se jovem e homem.
Eu acho que este tipo de relação é de mutuo ganho, o homem ganha a sua virilidade e machismo e juventude, e a mulher os seus brindes e o seu dinheirinho.
é uma vergonha que sejam homens casados e com filhas da mesma idade a fazer isso, mas como se diz o pais da marrabenta vai de mal a pior.
Parabéns ao website www.clubofmozambique.com por ter a coragem de abordar este tema.
mais que tragédia .....
esse website está todo ele em lingua INGLESA.!!?
.
nao percebo?
lol
tem a outra versao!em portugues....
http://www.clubofmozambique.com/pt/news.php
Enviar um comentário