05 outubro 2008

Anonimato nos blogues


Esse, até ao momento em que escrevo, o quadro de posições dos leitores face ao questionário por mim colocado aqui há dias do lado direito deste diário. Querem comentar?

11 comentários:

umBhalane disse...

Sim, quando houver resultados fechados, definitivos.

Comentar, sobre hipóteses, é contraproducente.

Lisa disse...

Boa noite Prof:
De volta ao meu blog..Amanhã tentarei estar mais presente.
Abraço
Lisa

Carlos Serra disse...

De acordo, Umbhalane. Olá, Lisa, ainda que regressou ao blogue.

Anónimo disse...

O anonimato permite o acesso àqueles que têm dificuldades de ordem técnica, com problemas com passwords e coisas do género. Além disso, permite que as opiniões sejam consideradas por si, de uma forma isenta, independentemente de quem as tenha proferido. Permite também às pessoas de alguma forma ligadas a partidos, religiões ou outro tipo de filiação falarem descomprometidamente sobre os assuntos, sem recear represálias.

Anónimo disse...

Eu faço mesmo esta pergunta: porquê os senhores têm medo de mostrar a vossa cara?

umBhalane disse...

Talvez por excesso de liberdades, direitos e garantias.

Ausência de perseguição, marginalização e outros análogos.

Talvez por experiência própria, ou interposta.

Talvez porque “cautela e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém”

Se a galinha for da Zambézia, com moela e tudo, então melhor ainda.

Ainda que anónimo.

Ou pseudónimo.

umBhalane

Anónimo disse...

Que diferença faz ser anónimo ou usar um pseudónimo?

Anónimo disse...

Professor essa percentagem alta de comentaristas anomimatos reflete o medo que as pessoas têm de sofrer repressão do governo apesar de vivermos em democracia ainda os cidadãos estão com muito receio das barbaridades interiores da Frelimo.

Anónimo disse...

Professor Serra eu propunha que acabasse com uso de anonimato no site e que cada um se identificasse. Tem sites onde seus autores não autorizam anonimato. Muito chato não saber com uma pessoa está a falar.

Anónimo disse...

Creio que o anonimato não deriva do medo da repressão da FRELIMO como alguém sugeriu aqui. Penso que deriva do receio de se ser agredido na troca de ideias, dada a insipiência do debate aberto entre nós.

Não são poucas as vezes em que, ao invés de se debaterem argumentos, se parte pura e simplesmente para a agressão verbal. Algumas pessoas com vontade de expressar suas ideias, não estão contudo preparada para ser insultadas.

No nosso país há suficiente liberdade política para alguém não ser preso, espancado ou reprimido só porque expressou uma opinião crítica. O florescimento de jornais e semanários bastante críticos prova que a FRELIMO não mata ninguém por dizer o que pensa. Carlos Serra não é nenhum escovinha do regime, isso não impediu que ele fosse hoje Professor Catedrático numa Universidade Pública.

Agora, em relação aos que estão contra o anonimato eu pergunto: Como controlariam o cumprimento da sua prescrição, na internet? Obrigariam toda a gente a abrir blog? E se eu abrisse o blog com nome fictício? Obrigariam a colocar a foto? E se eu mandasse "trabalhar" a minha própria foto de modo a que não fosse reconhecido por ninguém, nesse blog com nome fictício? Para não falar da possibilidade de colocar nesse blog a fotografia do meu avô, já falecido, quando ele tinha a minha actual idade!

Banir o anonimato é inútil, porque ineficaz. O que o dono do blog pode fazer é não publicar todas as opiniões que ofendam o decoro, os bons costumes, a boa educação, independentemente de se são assinadas ou não. Há muita gente que assina que, nem por isso, pode ser apontada como exemplo a seguir num debate são de ideias.

Caro Professor, insisto em que o debate sobre o anonimato, na internet, não faz sentido.

Obed L. Khan

Xiluva/SARA disse...

Ca estou depois de umas merecidas ferias. Gostaria que o comissario politico "Khan" explicasse o que tem a ver a Frelimo e as provas de catedratico do Professor com o anonimato.