17 julho 2008

Linchado na Beira (37ª vítima de linchamento este ano a nível nacional)

De acordo com o "Notícias", "Um indivíduo surpreendido a tentar assaltar um cidadão na via pública foi linchado na noite de segunda-feira no bairro da Manga, cidade da Beira, província de Sofala." (obrigado ao leitor Adérito Magumane por me ter chamado a atenção para a notícia)
Com esta nova vítima, eleva-se para 37 o número de linchados este ano no país em zona urbana e péri-urbana, nos casos publicamente reportados - leia a minha última postagem aqui -, a saber: doze em Chimoio, onze na Beira, dez em Maputo, dois no Dondo, um em Vandúzi e um em Quelimane.
Desta estatística, não constam os casos dos linchamentos por acusação de feitiçaria, área cuja pesquisa estou a dirigir.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que estou vendo os linchamentos são uma forma comum de assassinato ai em Moçambique. Aqui no Brasil também creio que há muitos, mas quase não temos notícias sobre isso.

Carlos Serra disse...

Tendes, sim (e de que maneira!), Guilherme, trabalho com colegas daí (v.g. Professor Souza Martins), conheço o trabalho do NEV de SP, etc...Estive em Junho em SP e regresso em Agosto. Abraço.

Sensualidades disse...

sera por ser mais facil um assassinato em conjunto que em privado?

Jokas

Carlos Serra disse...

Não é uma questão de ser fácil, é uma questão de ser colectivo. É colectivamente que o sacrifício é efectuado. Mas tempo haverá para eu divulgar mais sistematicamente isso.